Mercados

Bolsa de Tóquio cai com alta do iene ante dólar

A queda das ações de empresas ligadas à tecnologia também contribuiu para o recuo do principal índice da bolsa japonesa


	O índice Nikkei fechou com baixa de 1,4%, a 14.606,88 pontos, após recuar 1,7% na sessão anterior
 (Kiyoshi Ota/Getty Images)

O índice Nikkei fechou com baixa de 1,4%, a 14.606,88 pontos, após recuar 1,7% na sessão anterior (Kiyoshi Ota/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 08h21.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta terça-feira em terreno negativo, pressionada pela alta do iene frente ao dólar e diante do novo recuo dos índices de Wall Street na sessão anterior. A queda das ações de empresas ligadas à tecnologia também contribuiu para o recuo do principal índice da bolsa japonesa.

A decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que manteve a taxa de juros inalterada e a sua avaliação otimista sobre a economia, não surpreendeu os participantes do mercado.

O índice Nikkei fechou com baixa de 1,4%, a 14.606,88 pontos, após recuar 1,7% na sessão anterior. Foi a primeira vez que a Bolsa de Tóquio recuou mais de 200 pontos em dois dias consecutivos desde fevereiro.

O iene avançou frente ao dólar, o que não é favorável para os papéis de empresas exportadoras e sensíveis à inflação. Às 6h50 (de Brasília), o dólar operava a 102,54 ienes, de 103,26 ienes, ontem.

O tom negativo prevaleceu entre as bolsas norte-americanas no pregão anterior e afetou o sentimento dos investidores japoneses. O revés teve contribuição das ações de tecnologia que voltaram a cair.

As atenções dos investidores estavam concentradas na divulgação da política monetária do BoJ, porém a decisão veio em linha com as expectativas.

Entre as ações, destaque para as do setor de finanças, imobiliário e de empresas exportadoras. Os papéis da Orix perderam 3,4%, os da Sumitomo Mitsui Financial Group caíram 3,5%, enquanto os da Daiwa Securities Group recuaram 4,5%. No mesmo sentido, as ações da Honda Motor e da Sumitomo Realty & Development tiveram queda de 3,2% e de 2,1%, respectivamente

O revés das ações de tecnologia dos Estados Unidos na segunda-feira pressionaram seus pares no índice japonês. Os papéis do Yahoo perderam 3,3%, enquanto os do Rakuten caíram 2,1%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização do dólar deve se acelerar, segundo a Gavekal

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap