Mercados

Bolsa de Tóquio atinge máxima em 15 anos

O feriado do Ano Novo mantém outras bolsas asiáticas fechadas


	Cotações no Japão: o índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,36%, a 18.264,79 pontos
 (Issei Kato/Reuters)

Cotações no Japão: o índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,36%, a 18.264,79 pontos (Issei Kato/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 06h52.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou no maior nível em 15 anos nesta quinta-feira, à medida que os investidores voltaram a se interessar por empresas cujo foco passou a ser crescimento e eficiência.

Em outras partes da Ásia, incluindo China, Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, Malásia, Vietnã e Indonésia, os mercados não operaram devido ao feriado do Ano Novo Lunar chinês.

O índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,36%, a 18.264,79 pontos, atingindo o maior patamar desde maio de 2000.

Há sinais de que grandes empresas japonesas, como a Canon e a Sony, estão usando seus caixas para reforçar os negócios principais e fazer aquisições, aparentemente deixando para trás as incertezas causadas pela crise financeira global de 2008 e as consequências do terremoto - seguido de tsunami - que atingiu o Japão em março de 2011.

"Estamos identificando muito mais oportunidades de crescimento (no Japão) - boas empresas que estão se desempenhando bem neste ambiente", disse Nick Niziolek, que ajuda a administrar um fundo internacional de crescimento, de US$ 800 milhões, da Calamos Investments.

O fundo, que teve exposição muito limitada ao Japão durante anos, adotou em outubro do ano passado a recomendação "overweight" (acima da média do mercado) para o país asiático pela primeira vez desde 2007, segundo Niziolek.

As empresas japonesas também são beneficiadas pela política econômica do primeiro-ministro Shinzo Abe, que ajudou a enfraquecer o iene ante o dólar e gerou inflação moderada. A moeda japonesa já perdeu cerca de um terço de seu valor desde o fim de 2012.

A Sony teve alta de 1,7% em Tóquio hoje e suas ações quase quadruplicaram desde o final de 2012. A Canon, por sua vez, acumula ganhos de 56% desde então. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Petrobras anuncia indicação de Pietro Mendes, presidente do conselho, para diretoria da ANP

Ações da Petrobras viram para queda com troca no conselho de administração

Bolsa acumula maior saída de capital estrangeiro dos últimos anos

O que vai ser da Intel após a saída do CEO?