Bolsa de Sydney: o índice S&P/ASX 200 recuou 0,2%, fechando aos 4959,5 pontos, depois de atingir na semana passada o nível mais alto em 21 meses (Ryan Pierse/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 07h25.
Sydney - A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em baixa nesta segunda-feira após os fortes ganhos recentes, pressionada por incertezas sobre resultados de empresas locais, a reunião de ministros de Finanças do G-20 e o discurso do presidente norte-americano Barack Obama sobre o Estado da União, na terça-feira.
O índice S&P/ASX 200 recuou 0,2%, fechando aos 4959,5 pontos, depois de atingir na semana passada o nível mais alto em 21 meses (4971,3 pontos).
O volume financeiro foi relativamente baixo, com os principais mercados da Ásia fechados por causa do Ano Novo Lunar e de um feriado público no Japão.
O volume ficou em 3,6 bilhões de dólares australianos (US$ 3,61 bilhões), abaixo da média do quarto trimestre, de 4,1 bilhões de dólares australianos.
As empresas ligadas a commodities pressionaram o índice - BHP Billiton, Newcrest e Oil Search recuaram entre 0,6% e 1,7%. Investidores temem, principalmente, uma queda nos preços de minério de ferro após o longo feriado do ano novo chinês, que vai até o domingo.
"A expectativa crescente de que o mercado vai sofrer alguma correção pode frear o desempenho de ativos de risco esta semana", disse o trader Tim Waterer, da CMC Markets. As informações são da Dow Jones.