Mercados

Bolsa de NY opera em queda de olho no Congresso

Investidores mostram preocupação com a possibilidade de que o Congresso não consiga chegar a um acordo que evite o fechamento parcial do governo dos EUA


	Bolsa de Nova York: às 14h10 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 99 pontos (0,65%), para 15.158 pontos
 (REUTERS/Brendan McDermid)

Bolsa de Nova York: às 14h10 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 99 pontos (0,65%), para 15.158 pontos (REUTERS/Brendan McDermid)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 14h43.

Nova York - As Bolsas dos EUA operam em queda, com os investidores mostrando preocupação com a possibilidade de que o Congresso não consiga chegar a um acordo que evite o fechamento parcial do governo dos EUA. Na mínima do dia, o índice Dow Jones chegou a cair 172 pontos. "Pela manhã, houve uma tentativa de puxar o mercado para baixo, e então os compradores apareceram", disse Viren Chandrasoma, do Credit Suisse.

Os membros do Congresso dos Estados Unidos têm apenas horas para aprovar uma lei orçamentária provisória que evite o fechamento de partes do governo nesta terça-feira, primeiro dia do novo ano fiscal. Seria o primeiro fechamento desde 1996, durante o governo do presidente Bill Clinton. Muitos investidores, porém, acreditam que se houver fechamento, ele terá curta duração e não será suficiente para prejudicar a economia.

Outra batalha iminente no Congresso é sobre a proposta de elevação do limite legal de endividamento do governo. Segundo o Tesouro, o governo dos EUA tem como funcionar somente até 17 de outubro sem que o limite seja elevado. "É frustrante, porque isso não deveria ser parte do cenário para investimentos. Isso deveria ser algo que nós deveríamos ter como premissa: que o governo não fecha e não declara default sobre suas dívidas", afirmou o estrategista Nicholas Colas, da corretora ConvergEx Group.

As bolsas norte-americanas também estão sendo influenciadas pelas baixas de outros mercados internacionais, em reação à crise política aberta na Itália com o abandono da coalizão governista pelo partido liderado por Silvio Berlusconi. O partido rompeu com o governo depois de Berlusconi ser condenado pelo Supremo Tribunal italiano a uma pena de prisão e à perda temporária dos direitos políticos, o que implica uma votação no Senado sobre a cassação de seu mandato. O governo do primeiro-ministro Enrico Letta convocou o Parlamento para um voto de confiança no governo nesta quarta-feira, 2 de outubro.

Entre os indicadores divulgados nesta segunda-feira, 30, o índice de atividade do Fed de Dallas e o índice de atividade industrial dos gerentes de compras de Chicago ficaram acima das expectativas.

Às 14h10 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 99 pontos (0,65%), para 15.158 pontos; o Nasdaq recuava 5 pontos (0,15%), para 3.775 pontos; o S&P-500 perdia 7 pontos (0,45%), para 1.684 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNasdaq

Mais de Mercados

Internalização de ordens pode elevar custos para investidores, diz CEO da B3

Dólar hoje: moeda sobe com declarações de Trump sobre tarifas comerciais recíprocas

BYD dispara na bolsa de Hong Kong com expectativa por nova tecnologia de piloto automático

Ibovespa cai após Trump falar sobre tarifas recíprocas