Mercados

Bolsa de Nova York fecha em baixa com peso do Fed

Por Renato Martins Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em queda. No caso do índice Dow Jones, este foi o primeiro dia de baixa depois de cinco pregões consecutivos de altas; em pontos, o recuo de hoje, embora modesto, foi o maior desde 7 de setembro. Temores sobre a perspectiva da economia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2010 às 15h12.

Por Renato Martins

Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em queda. No caso do índice Dow Jones, este foi o primeiro dia de baixa depois de cinco pregões consecutivos de altas; em pontos, o recuo de hoje, embora modesto, foi o maior desde 7 de setembro. Temores sobre a perspectiva da economia e rebaixamentos de projeções de receita ou de lucros para empresas de tecnologia e do setor financeiro pesaram no sentimento do mercado.

Operadores disseram que os investidores continuaram a digerir o comunicado de ontem do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que mostrou preocupação com o risco de deflação e acenou com a possibilidade de novas medidas para apoiar a recuperação da economia. "O mercado quer subir, mas hoje o comunicado do Fed pesou", disse David Hefty, da Hefty Wealth Partners. Ele também observou que é positivo o fato de o S&P-500 ter fechado acima dos 1.130 pontos, nível que recentemente era de resistência técnica e agora parece ser de suporte, mas que está preocupado com a possibilidade de o mercado estar ficando supercomprado (o S&P-500 acumula uma alta de 8,1% desde o começo de setembro).

As Bolsas abriram em alta, mas passaram a cair depois de a Agência Federal de Financiamento à Habitação dos EUA (FHFA) informar que os preços dos imóveis residenciais caíram 0,5% em julho, oitavo mês consecutivo de baixas; além disso, a queda dos preços em junho foi revisada para 1,2% (de -0,3% na estimativa original). Em relação ao mesmo mês de 2009, os preços dos imóveis residenciais caíram 3,3% em julho.

As ações do setor financeiro caíram, depois de os analistas do Deutsche Bank rebaixarem sua previsão para os lucros de Goldman Sachs e Morgan Stanley (Goldman Sachs -2,20%, Morgan Stanley -4,26%, Bank of America -1,68%, JPMorgan Chase -1,60%).

As do setor de tecnologia também caíram. As da Adobe Systems, que havia divulgado resultados ontem depois do fechamento, perderam 19,04%; as da Microsoft recuaram 2,19%, depois de a empresa anunciar dividendos que ficaram abaixo do que alguns analistas previam.

O índice Dow Jones fechou em queda de 21,72 pontos (-0,20%), em 10.739,31 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 14,80 pontos (-0,63%), em 2.334,55 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 5,51 pontos (-0,48%), em 1.134,27 pontos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump