Mercados

Bolsa da Espanha cai sozinha – e forte

Índice opera a níveis não alcançados desde 2003

Bolsa de Madri (Wikimedia Commons)

Bolsa de Madri (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 12h46.

São Paulo – O IBEX 35, principal índice da bolsa de Madri, foi o único entre os principais mercados europeus a registrar hoje forte queda e terminou com desvalorização de 2,34%. Durante o pregão, contudo, operou abaixo de 3% e atingiu níveis não alcançados desde 2003, conforme destaca a imprensa espanhola.

O mercado segue preocupado com o setor financeiro e com a possibilidade de um resgate aos bancos. Todos os papéis do setor caíram. Entre os principais bancos, tiveram queda as ações do Santander (-2,09%), BBVA (-2,52%) e Caixabank (-2,86%).

No centro da crise, o destaque ficou com os papéis do Bankia, que terminaram o pregão com queda de 14,93%, cotados em 1,57 euro. Analistas do Nomura Equity Research afirmaram em relatório que os papéis valem 0,20 euro.

Uma luz para a situação do banco pode estar perto de ser divulgada. Uma fonte disse para a agência de notícias Reuters que a Espanha vai recapitalizar o Bankia através da emissão de nova dívida, e não injetando títulos no banco, e provavelmente adotará na sexta-feira um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões do país.

Enquanto uma solução não é tomada, outros indicadores do mercado espanhol se deterioram. A rentabilidade do bônus de dez anos para o país está em 6,5%, contra 1,36% dos títulos da Alemanha. É a maior diferença entre os papéis desde a criação da zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mercados

Menos de 15% das empresas que fizeram IPO em 2021 superam a performance do Ibovespa

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões