Mercados

Bolsa da Espanha cai sozinha – e forte

Índice opera a níveis não alcançados desde 2003

Bolsa de Madri (Wikimedia Commons)

Bolsa de Madri (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2012 às 12h46.

São Paulo – O IBEX 35, principal índice da bolsa de Madri, foi o único entre os principais mercados europeus a registrar hoje forte queda e terminou com desvalorização de 2,34%. Durante o pregão, contudo, operou abaixo de 3% e atingiu níveis não alcançados desde 2003, conforme destaca a imprensa espanhola.

O mercado segue preocupado com o setor financeiro e com a possibilidade de um resgate aos bancos. Todos os papéis do setor caíram. Entre os principais bancos, tiveram queda as ações do Santander (-2,09%), BBVA (-2,52%) e Caixabank (-2,86%).

No centro da crise, o destaque ficou com os papéis do Bankia, que terminaram o pregão com queda de 14,93%, cotados em 1,57 euro. Analistas do Nomura Equity Research afirmaram em relatório que os papéis valem 0,20 euro.

Uma luz para a situação do banco pode estar perto de ser divulgada. Uma fonte disse para a agência de notícias Reuters que a Espanha vai recapitalizar o Bankia através da emissão de nova dívida, e não injetando títulos no banco, e provavelmente adotará na sexta-feira um novo mecanismo para dar suporte à dívida das regiões do país.

Enquanto uma solução não é tomada, outros indicadores do mercado espanhol se deterioram. A rentabilidade do bônus de dez anos para o país está em 6,5%, contra 1,36% dos títulos da Alemanha. É a maior diferença entre os papéis desde a criação da zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrises em empresasEspanha

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31