Mercados

Bolsa cai 2% após "adeus" de Levy e decisão do impeachment

Mercado reage a notícias políticas


	O ministro da Fazenda, Joaquim Levy
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 10h14.

São Paulo – O principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, caía 2,30% na manhã desta sexta-feira (18) com o mercado reagindo as notícias políticas.

Por volta das 10h35 quase todas as 64 ações do índice operavam em queda. Somente os papéis da EcoRodovias (ECOR3) subiam, com alta de 6%.

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) contrariou a decisão de Luiz Edson Fachin e deixou ao Senado a decisão sobre o processo de impeachment.

Além disso, ontem (17) à noite o ministro da fazenda, Joaquim Levy, participou da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em tom de despedida 

Levy

Na reunião do CMN, Levy concluiu seu discurso dizendo: "Talvez não esteja aqui em janeiro.". Além disso, em entrevista ao jornal Estadão, Levy se referiu ao fim do ano legislativo como se isso marcasse o fim de sua missão no governo. 

"O governo só fala do fiscal. Por quê? Eu não sei. Nunca entendi. Parece que tem medo de reforma, não quer nenhuma reforma", criticou o ministro em entrevista.

Impeachment

STF decidiu inviabilizar o processo de impeachment tocado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ficou decidido que a Comissão Especial da Câmara só pode ser formada por indicados por líderes de partidos, inviabilizando quaisquer chapas avulsas, e que a votação para escolha destes representantes deve ser sempre aberta.

Os ministros do Supremo também aprovaram a possibilidade de o Senado recusar a abertura de um processo de impeachment mesmo após a Câmara autorizar a instauração.

Conforme essa decisão, somente os senadores, e não dos deputados, podem afastar a presidente do cargo, por até 180 dias, até o julgamento final sobre seu mandato, também a cargo do Senado.

Acompanhe tudo sobre:AçõesDilma RousseffGoverno DilmaIbovespaImpeachmentJoaquim LevyMercado financeiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Mercados

Venda de títulos por meio do Tesouro Direto será suspensa na terça por conta de greve de servidores

Goldman Sachs rebaixa Azul de compra para neutro e vê incertezas na renegociação de dívida

Ibovespa recua repercutindo risco fiscal e mercado externo

Mercados abrem a semana com pessimismo na Europa e China no radar