Invest

Bolsa argentina mantém euforia com vitória de Milei e sobe mais 5,6%

Na véspera, o índice Merval já havia subido mais de 20%; peso argentino não acompanhou movimento e recuou em relação ao dólar

 (Luis ROBAYO /AFP)

(Luis ROBAYO /AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 28 de outubro de 2025 às 17h22.

Enquanto o peso argentino não consegue ganhar força frente o dólar, o S&P Merval, principal índice da bolsa da Argentina, ampliou os ganhos nesta terça-feira, 28, em cima de uma valorização de 20% na véspera, a maior desde a eleição de Javier Milei à presidência. O movimento reverbera o otimismo dos investidores após o bom desempenho do partido La Libertad Avanza (LLA), nas eleições legislativas de domingo

O índice fechou em alta de 5,59%, aos 2.670.387,93.

O resultado fortalece o mandato de Milei e reduz o risco de impasse no Congresso. Segundo analistas da UBS, esse novo cenário pode ajudar os ativos argentinos a recuperarem os níveis observados antes da derrota da LLA na Província de Buenos Aires, em setembro.

O BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME) compartilha da visão positiva, destacando que a conjuntura política tende a ser mais favorável à implementação da agenda econômica. Ainda assim, o banco pondera que, passada a euforia inicial, o mercado deve concentrar-se na capacidade Milei de construir consenso.

Peso argentino continua pressionado

O entusiasmo com a vitória de Javier Milei se dissipou rapidamente no mercado cambial argentino. Após disparar 10% na segunda-feira, o peso devolveu os ganhos e voltou a cair nesta terça, com o dólar subindo 1,99%, a 1.460 pesos.

A reação mais contida reflete dúvidas sobre a sustentabilidade do regime de bandas cambiais adotado desde abril, que permite flutuações limitadas no valor da moeda. Apesar de ajudar a frear a inflação, a política exigiu uso intenso das reservas e juros altos.

Com a inflação ainda acima de 2% ao mês, cresce o risco de defasagem cambial, enquanto o governo insiste em manter o atual modelo. Um acordo de swap de US$ 20 bilhões com os EUA tenta conter a volatilidade, mas investidores seguem cautelosos quanto à execução das reformas econômicas prometidas por Milei.

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiArgentina

Mais de Invest

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Nova declaração de cripto não muda tributação, mas aumenta risco de multas

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31