Invest

Bolsa abre no feriado da Proclamação da República? Veja funcionamento nos dias 15 e 16 de novembro

Na quinta-feira, 16 de novembro, a bolsa de valores opera normalmente

Painel da B3: bolsa brasileira não irá operar no feriado nacional da Proclamação da República (Germano Lüders/Exame)

Painel da B3: bolsa brasileira não irá operar no feriado nacional da Proclamação da República (Germano Lüders/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 11h16.

Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 11h23.

A B3 (B3SA3) não abrirá nesta quarta-feira, 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República. No calendário da bolsa não está previsto emenda, de maneira que as negociações ocorrerão normalmente na quinta-feira, 16. 

Na reta final do ano, os próximos feriados que farão a B3 ficar fechada serão apenas em dezembro: Natal (25/12) e antevéspera de Ano Novo (29/12)

Veja também

Que horas abre a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

E os bancos? Veja o funcionamento no próximo feriado

Agências bancárias também não abrirão no feriado de Proclamação da República, nesta quarta-feira, 15. De acordo com o calendário oficial da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Conselho Monetário Nacional (CMN) estipula que o dia é considerado feriado nacional e, por isso, não haverá expediente bancário.

As áreas de autoatendimento seguem disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto no feriado quanto no final de semana subsequente.

Como pagar as contas no feriado?

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 15 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, ou seja, na quinta-feira, 16.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespaFeriados

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões