Mercados

Bolsa: 60.000 pontos a caminho?

A semana que se inicia, repleta de acontecimentos, pode trazer uma marca há muito não vista na bolsa. Da política à economia internacional, passando pelas empresas, são muitas as notícias que podem levar o Ibovespa dos 57.600 aos 58.000 pontos – patamar ao qual não chega há quase dois anos. No cenário político, investidores estarão […]

BOLSA: a matemática continua sendo uma força motriz poderosíssima para o mercado, e em 2017 deve empurrá-lo para cima / Alexandre Battibugli

BOLSA: a matemática continua sendo uma força motriz poderosíssima para o mercado, e em 2017 deve empurrá-lo para cima / Alexandre Battibugli

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2016 às 00h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

A semana que se inicia, repleta de acontecimentos, pode trazer uma marca há muito não vista na bolsa. Da política à economia internacional, passando pelas empresas, são muitas as notícias que podem levar o Ibovespa dos 57.600 aos 58.000 pontos – patamar ao qual não chega há quase dois anos.
No cenário político, investidores estarão de olho na votação do Senado sobre o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB) que recomendou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Como a expectativa é de aprovação, investidores deverão se atentar para o número dos votos a favor do parecer numa tentativa de antecipar o resultado final do processo de impeachment, previsto para o fim de agosto, em que são necessário ao menos 54 votos. Também na terça-feira deve ocorrer a votação na Câmara dos Deputados da renegociação das dívidas de estados e municípios –uma das medidas de ajuste fiscal consideradas urgentes pelo governo Temer.
As empresas também devem ser peça chave para o desempenho da bolsa na semana, já que pelo menos 68 companhias divulgam seus resultados do segundo trimestres. Entre os destaques, a Petrobras apresenta seus números na quarta-feira 10. Após três trimestres consecutivos de perdas, analistas do banco Itaú avaliam que a companhia deve apresentar um lucro de 1,10 bilhão de reais. Um resultado positivo pode servir para animar ainda mais os investidores com a expectativa de uma recuperação da estatal.
Além dos números da Petrobras, a semana terá a divulgação do resultado de diversas companhias dos setores de construção civil e de educação. Será a chance de investidores compararem os números e avaliar quais empresas estão conseguindo ter um desempenho bom, ou pelo menos razoável, apesar da crise econômica e do corte de programas do governo como Minha Casa, Minha Vida e Fies.
Por fim, o noticiário econômico internacional tem a divulgação de importantes dados da China. Nesta segunda-feira o país publica sua balança comercial de julho. Como sempre, investidores devem usar o indicador para medir a quantas anda a desaceleração da economia no país. Na quinta-feira, mais dois números importantes do país: a produção industrial e as vendas no varejo em julho. O efeito todos sabemos: dados negativos, bolsa em queda; qualquer sinal positivo: 60.000 à vista.
Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado