Invest

Boletim Focus em semana de Copom, arcabouço no Senado, feriado nos EUA e o que mais move o mercado

Com o feriado nos Estados Unidos, Focus e Arcabouço Fiscal devem movimentar o mercado nesta segunda-feira

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília (Agência Brasil/Reprodução)

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília (Agência Brasil/Reprodução)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 19 de junho de 2023 às 07h27.

Última atualização em 19 de junho de 2023 às 07h31.

As bolsas europeias caem na manhã desta segunda-feira, 19, com investidores pessimistas sobre as perspectivas econômicas para o continente. A queda é puxada pelas empresas de construção e de produtos químicos. As ações de petróleo e gás também caem 0,66% nesta manhã. 

O mercado dos Estados Unidos estará fechado hoje devido ao feriado de 19 de junho. Na sexta-feira, os três principais índices terminaram o dia em baixa, após uma forte alta no início da semana. O Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve as taxas de juros inalteradas após a reunião da semana passada, quebrando uma sequência de 10 aumentos consecutivos.

Na Ásia, após registrar a maior alta em 10 semanas, a bolsa japonesa fechou em queda de 1%. A bolsa de Xangai caiu quase 1%. Empresas de tecnologia asiáticas recuaram nesta manhã, com destaque negativo para Alibaba e Baidu. O mercado asiático aguarda a decisão sobre a taxa básica de juros na China.

Desempenho das bolsas às 7h (de Brasília):

  • Dow Jones futuro (Nova York): Fechado
  • S&P 500 futuro (Nova York): Fechado
  • Nasdaq futuro (Nova York): Fechado
  • FTSE 100 (Londres): - 0,32%
  • DAX (Frankfurt): - 0,50%
  • CAC 40 (Paris): - 0,41%
  • Hang Seng (Hong Kong)*: - 0,54%

Boletim Focus em semana de Copom

As novas estimativas para a economia brasileira serão divulgadas nesta segunda-feira, 19, no Boletim Focus do Banco Central. Nas últimas quatro semanas, os economistas consultados reduziram a expectativa para a inflação de 2023. É esperado para hoje melhores expectativas para a inflação e juros. Os dados irão pressionar o Banco Central em semana de decisão de política monetária.

Arcabouço Fiscal no Senado

O mercado deve ficar atento às movimentações em Brasília em relação ao novo arcabouço fiscal. Na próxima terça-feira, o texto deve ser analisado pelo Senado. Primeiro, o texto passará pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois, deve seguir para votação em plenário no mesmo dia, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

"Esperamos que na próxima semana, na terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos possa ser apreciado o projeto. Apreciado na Comissão, vamos levar diretamente ao plenário. É muito importante que o Senado aprove rapidamente o arcabouço fiscal", informou Pacheco durante a semana.

Na CAE, o relator do arcabouço fiscal, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o parecer elaborado pela sua equipe vai retirar o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal da limitação de gastos.

Com isso, se o relatório for alterado, o texto voltará para a Câmara. Quando foi enviada pelo governo ao Legislativo, a proposta não considerava no limite de despesas tanto o Fundeb quanto o Fundo do DF.

Goldman Sachs diminui projeção de PIB da China

Na terça-feira, o Banco Popular da China deve divulgar a decisão sobre a taxa básica de juros do país. Na última semana, o BC chinês reduziu a taxa de seus empréstimos de um ano. A medida busca impulsionar a economia chinesa, em meio a sinais de enfraquecimento do mercado imobiliário do país e desemprego recorde entre os jovens.

Apesar do trabalho chinês para implementar políticas para aumentar o consumo, o Goldman Sachs reduzir sua previsão do PIB da China de 6% para 5,4% neste ano. Os analistas do banco avaliam que o espaço para estímulos no país é limitado e será "direcionado e moderado".

Bolsa

Ibovespa fechou em baixa nesta sexta-feira, 16, acompanhando a piora externa. Na semana, no entanto, o índice acumula alta de 1,49% e no mês, 9,62%, impulsionado por melhora de perspectiva da economia, como a mudança da perspectiva do rating do país pela S&P de estável para positiva.

Dólar na sexta-feira

Na sexta-feira, o dólar fechou em alta de 0,36%, a R$ 4,8196. Na semana, moeda recuou 1,16%.

Que horas abre a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:CopomNovo arcabouço fiscalbolsas-de-valores

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões