Mercados

BNP Paribas avalia que rebaixamento do rating não é drama

Capacidade de bancos franceses para financiar a economia está intacta, diz executivo do banco

Sede do banco BNP Paribas, em Saint-Denis de la Réunion, França (Thierry Caro/Wikimedia Commons)

Sede do banco BNP Paribas, em Saint-Denis de la Réunion, França (Thierry Caro/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2012 às 14h28.

Paris - A França é capaz de recuperar o rating de crédito AAA dentro de cinco meses, mas esse não deve ser o objetivo em si, disse Jean-Laurent Bonafe, executivo-chefe do BNP Paribas, de acordo com a edição de hoje do Le Journal du Dimanche.

Em uma entrevista, publicada dois dias depois do corte da nota máxima da França pela agência de classificação de risco Standard & Poor's, ele afirmou: "Este rebaixamento é um sinal de que nada deve ser dado como garantido. [Mas] não é um drama nacional".

"A perda do rating AAA acusa o fato de que uma lacuna se formou entre a França e a Alemanha" com relação ao crescimento econômico, informou o executivo-chefe do banco, acrescentando: "Medidas devem ser tomadas para impulsionar a economia e encorajar o crescimento".

Com relação aos bancos franceses, ele disse: "A capacidade de financiamento deles não foi afetada pelo rebaixamento. Nossa capacidade, e a de outros bancos franceses, para financiar a economia está absolutamente intacta". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBNP ParibasEmpresasEmpresas francesasEuropaFrançaMercado financeiroPaíses ricosRating

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF