Mercados

BM&FBovespa usará plataforma da Nasdaq para supervisionar mercado

Grupos que operam bolsas formam parceria para proporcionar maior transparência aos mercados brasileiros de ações e de commodities

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h35.

São Paulo – A BM&FBovespa (BVMF3) e a sua supervisão de mercados (BSM, organização autorreguladora responsável pela fiscalização e pela supervisão dos negócios e dos participantes autorizados a operar), anunciaram nesta quinta-feira que utilizarão a plataforma de supervisão Smarts Integrity, desenvolvida pela Nasdaq OMX, para monitorar as operações no mercado de ações e de commodities.

Em comunicado, a bolsa brasileira explica que a plataforma automatizada permitirá a supervisão e fiscalização das operações de mercado, com recursos mais atuais que capacitará a companhia a ter uma melhor “estrutura para crescimento de longo prazo”.

A plataforma da Nasdaq inclui um portfólio completo de cenários de alertas para os comportamentos do mercado. “Com a expansão dos negócios da BM&FBovespa, a plataforma Smarts Integrity aprimorará a capacidade da bolsa e da BSM de manter um mercado compatível e ordenado”, destaca o comunicado.

A Smarts Integrity já processa os volumes negociados nos maiores mercados mundiais, explica a bolsa brasileira. “A nova plataforma de supervisão intermercado nos permitirá monitorar nossos mercados efetiva e eficientemente, com escala suficiente para processar a expansão dos nossos volumes”, declarou Cícero Vieira, diretor executivo de operações e TI da BM&FBovespa.

“Desde o segundo semestre de 2009, quando a BSM implementou a análise automatizada de todos os negócios, contendo a emissão de avisos para operações com evidências de violação, houve maior eficiência na análise conduzida pela equipe da BSM, que pode agora concentrar-se exclusivamente nos negócios que apresentam fortes sinais de irregularidade”, disse Luis Gustavo da Matta Machado, diretor de Autorregulação da BSM.

“Com a implementação da plataforma SMARTS, nossa expectativa é obter ganhos de eficiência e assertividade, dando prosseguimento ao nosso processo de aperfeiçoamento”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroNasdaqservicos-financeiros

Mais de Mercados

Prio (PRIO3) registra produção diária de 100,1 mil barris no segundo trimestre

Como essa empresa de inteligência artificial se tornou uma das maiores 'queridinhas' de Wall Street

Feriado nos EUA, balança comercial e Cúpula dos Brics: o que move os mercados

Hong Kong deve desbancar Nova York e Nasdaq como maior destino de IPOs em 2025