Mercados

BM&FBovespa critica medida do governo para conter real

Presidente da bolsa reclamou que anúncio do governo surpreendeu o mercado e defendeu diminuição dos juros para impedir a valorização da moeda

Edemir Pinto, presidente-executivo da BM&FBovespa: mercado ficou  "surpreso e desorientado" com as medidas (Luciana Cavalcanti/VOCÊ S.A.)

Edemir Pinto, presidente-executivo da BM&FBovespa: mercado ficou "surpreso e desorientado" com as medidas (Luciana Cavalcanti/VOCÊ S.A.)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 10h45.

São Paulo - O presidente-executivo da BM&FBovespa , Edemir Pinto, criticou nesta terça-feira a medida tomada pelo governo na semana passada para conter a valorização do real, dizendo que ela trará custos.

Segundo ele, o mercado ficou "surpreso e desorientado" e citou que uma das consequências da medida é a migração para o exterior dos investidores.

Na quarta-feira passada, o governo divulgou a mais dura ação já tomada no câmbio, a fim de evitar mais especulações e, consequentemente, mais valorizações do real sobre o dólar.

A medida impõe uma taxação de 1 por cento sobre as operações de derivativos cambiais feitas por investidores brasileiros e estrangeiros no país. A alíquota, no entanto, poderá ser elevada a até 25 por cento. Edemir argumentou que o problema da valorização do real é a forte queda do dólar no mercado internacional e que a saída para equilibrar isso no Brasil é a redução do juro.

O executivo disse ainda que o mercado futuro deve ser enxergado como um termômetro do mercado geral. O governo na semana passada "fez uma tentativa de curar a febre quebrando o termômetro".

Os comentários foram feitos em um evento em São Paulo que conta com a presença do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que ainda iria discursar.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresCâmbioExecutivosExecutivos brasileirosEdemir Pinto

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa