Mercados

Blue chips pesam e Bovespa recua 0,42%

No final, a Bovespa terminou com variação negativa de 0,42%, aos 56.096,93 pontos

Indicadores na BM&FBovespa (Germano Lüders/EXAME)

Indicadores na BM&FBovespa (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 18h12.

São Paulo - A volatilidade marcou o último pregão da Bolsa paulista nesta semana e o principal índice à vista titubeou até cravar a pontuação final. O exercício de ações sobre ações foi sentido principalmente nas blue chips, que oscilaram ora em alta ora em baixa, ditando o comportamento do Ibovespa.

No final, a Bovespa terminou com variação negativa de 0,42%, aos 56.096,93 pontos. Na mínima, o índice registrou 56.087 pontos (-0,43%) e, na máxima, os 56.823 pontos (+0,87%). Com o resultado de hoje, o índice teve sua primeira semana de queda em dezembro, de 3,67%. No mês, acumula perda de 1,37% e, no ano, de 19,06%. O giro financeiro totalizou R$ 5,366 bilhões. Os dados são preliminares.

"Se não fossem as blue chips, o mercado teria tido um desempenho melhor", comentou Hersz Ferman, gestor da Yield Capital, ao analisar o desempenho negativo de Vale e Petrobras. Os melhores momentos do Ibovespa passaram pela recuperação dessas ações. No final, Petrobras caiu e Vale subiu.

Petrobras ON, -1,13%, PN, -0,98%, Vale ON ficou estável e Vale PNA, 0,24%. Na Nymex, o contrato do petróleo para janeiro terminou com queda de 0,36%, a US$ 95,53 o barril.

Em parte do dia, a Bolsa doméstica acompanhou o sinal positivo emitido pelas bolsas norte-americanas, onde o desempenho estável da inflação no varejo em novembro contribuía para mais um dia de ganhos. Também agradou a notícia de que houve um acordo para evitar a paralisação do governo dos EUA, bem como a decisão da Fitch de não rebaixar o rating da França.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF