Mercados

BlackRock compra 10,54% das ações da Bradespar

Gestora de fundos americana aqduiriu 23,9 bilhões de ações preferenciais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 14h40.

A gestora de fundos americana, BlackRock, informou nesta segunda-feira à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) que comprou 10,54% das ações preferenciais da Bradespar, que é acionista da Valepar, controladora da mineradora Vale do Rio Doce.

A administradora de investimentos adquiriu 23,9 milhões de ações. Em setembro do ano passado, a BlackRock compra 5,7% das ações preferenciais da Vale. "O objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Bradespar", reforçou a BlackRock em comunicado.

Atualmente, a Bradespar detém 21,2% da Valepar. Na semana passada, a Vale comunicou ao mercado que tem a intenção de promover uma oferta internacional de ações ordinárias e preferenciais classe A. A mineradora disse ainda que pretende vender pelo menos 14 bilhões de dólares de novas ações para financiar aquisições.

A Bradespar é uma companhia de investimentos controlada pela Fundação Bradesco que tem como objeto social a realização de investimentos em outras sociedades.  Às 16h39 As ações preferenciais da Bradespar ( BRAP4) estavam cotadas a 42,30 reais, com alta de 0,26%. As ações preferenciais da Vale ( VALE5) estavam a 47,10 reais, com alta de 0,42%.

Acompanhe tudo sobre:BlackRockBradesparEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasHoldingsMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off