Mercados

BCE compra mais 10 bi de euros em dívida pública

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) comprou mais 10 bilhões de euros em dívida pública e fará amanhã um leilão para retirar liquidez do mercado com o objetivo de neutralizar os efeitos da operação e evitar a alta da inflação. O BCE informou hoje que quer retirar até 26,5 bilhões de euros do mercado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 13h47.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) comprou mais 10 bilhões de euros em dívida pública e fará amanhã um leilão para retirar liquidez do mercado com o objetivo de neutralizar os efeitos da operação e evitar a alta da inflação.

O BCE informou hoje que quer retirar até 26,5 bilhões de euros do mercado durante sete dias e oferecerá aos bancos comerciais da zona do euro um máximo de 1% pela liquidez.

Na semana passada, o banco retirou 16,5 bilhões de euros para neutralizar os bônus adquiridos entre 10 e 14 de maio. Por isso, na semana passada, pôde comprar mais 10 bilhões de euros.

O BCE retirou os 16,5 bilhões de euros com taxa de juros marginal de 0,29%, em uma operação na qual 233 bancos ofereceram 162,74 bilhões de euros com uma taxa mínima de 0,25% e uma máxima de 1%.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, defendeu novamente a compra de dívida pública, frente a críticas de que poderia criar pressões inflacionárias a longo prazo.

Além disso, o presidente do BCE ressaltou que o principal objetivo da entidade é evitar a inflação.

A Alemanha é um dos países que expressaram mais preocupação por um possível aumento da inflação, derivado da compra de dívida pública e privada que será feita pelo BCE para combater as tensões nos mercados pelo endividamento de alguns países da zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasUnião EuropeiaEuroDívida pública

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi