Mercados

BCE anuncia compra de 3,795 bilhões de euros de dívida

Compras do órgão diminuíram; analistas acreditam que o fundo europeu deve passar a comandar a operação em breve

Logo do BCE: compras menores nas últimas duas semanas (Daniel Roland/AFP)

Logo do BCE: compras menores nas últimas duas semanas (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2011 às 13h35.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta segunda-feira a compra de 3,795 bilhões de euros em bônus públicos no mercado secundário, confirmando a desaceleração percebida na semana passada.

Na segunda-feira passada, o montante das compras pelo BCE foi de 3,95 bilhões de euros, muito menor que os 9,79 bilhões anunciados na semana anterior, e que os mais de 10 bilhões desembolsados há 15 dias.

Esta tendência deve continuar, estima o banco de investimentos Berenberg em uma nota.

O BCE "deve prosseguir com suas compras de títulos a um ritmo moderado, até que o fundo de ajuda europeu FEEF com competências ampliadas seja totalmente operacional. Quando for o caso, o BCE irá reduzir ou parar suas compras para deixar que o FEEF assuma a liderança", estima Christian Schulz, economista chefe do Berenberg.

A Alemanha autorizou na semana passada a ampliação do Fundo Europeu para a Estabilização Financeira, colocando fim a intensas especulações sobre a solidez da coalizão integrada pelos cristãos-democratas de Merkel, pelo partido conservador bávaro CSE e pelos liberais do FDP.

Eslováquia, Malta e Holanda são os três países da Eurozona que ainda não aprovaram a ampliação do FEEF.

Dormente durante cinco meses, o programa de compra de títulos pelo BCE no mercado secundário foi reativado em agosto para ajudar particularmente Itália e Espanha, países ameaçados de contágio pela crise da dívida na Eurozona.

Ao aceitar esta tarefa, o BCE quer baixar o prêmio de risco da dívida dos países mais frágeis da zona do euro e ajudá-los a se financiar.

Mas o faz de forma relutante e à espera que o FEEF assuma esta função, uma vez que Parlamentos dos 17 países da zona do euro aprovem sua ampliação.

No total, o BCE e o eurosistema adquiriram 160,5 bilhões de títulos de dívida pública, afirmou a instituição monetária com sede em Frankfurt.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaMercado financeiroTítulos públicosUnião Europeia

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas