EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 6 de julho de 2011 às 10h43.
São Paulo – A Battistela (BTTL3; BTTL4), holding que opera com a revenda de veículos, energia, transporte e madeira, disse hoje (6) em comunicado que a forte alta de 40% das suas ações nesta semana pode estar ligada à emissão de debêntures, incorporação da unidade de veículos pesados e com a inauguração de um porto da empresa no litoral norte de Santa Catarina.
Os papéis preferenciais da empresa dispararam 38,17% na segunda-feira (4). Foram realizados 536 negócios com um volume financeiro de 3,26 milhões de reais. Na terça-feira, contudo, as ações terminaram estáveis após forte oscilação. No ano, a valorização chega a 50%.
A empresa anunciou no início de junho a emissão de 120 milhões de reais em debêntures. Os recursos serão utilizados para o resgate antecipado da 2ª emissão de debêntures. Além disso, em abril, a Battistela informou ao mercado que iniciou estudos para incorporar a subsidiária Battistela Veículos Pesados.
A receita líquida da Battistela chegou a 256,8 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011 e o prejuízo liquido ficou em 7,6 milhões de reais.
A Battistela
A empresa trabalha em quatro segmentos de negócios. Na unidade florestal, a companhia cultiva madeira de reflorestamento para o corte e venda de toras, além de produzir manufaturados. O segmento de veículos conta com 12 revendas de caminhões Scania, além de unidades de vendas de seminovos e peças.
A Battistela Energia opera com o aluguel e venda de geradores por meio da subsidiária Maquigeral. A Battistela Logística opera um terminal portuário privativo de uso misto (com participação de 42%) que foi construído no litoral norte de Santa Catarina e iniciou as operações em 20 de junho.