Mercados

BATS adquire a Chi-X para formar a 2ª maior bolsa de valores da Europa

A companhia também planeja criar uma nova bolsa no Brasil junto à Claritas para acabar com o monopólio da BM&FBovespa

A nova companhia será chamada de “BATS Chi-X Europe” e será o maior centro de negócios da Europa em termos de participação de mercado e volume (Getty Images)

A nova companhia será chamada de “BATS Chi-X Europe” e será o maior centro de negócios da Europa em termos de participação de mercado e volume (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 16h39.

São Paulo – A BATS Global Markets, operadora da terceira maior bolsa dos Estados Unidos e que tem interesse de acabar com o monopólio da BM&FBovespa no Brasil, confirmou no fim da tarde desta sexta-feira (18) que concluiu as negociações para a compra da Chi-X Europe. A aquisição fará da companhia a segunda maior bolsa de valores da Europa, atrás apenas da London Stock Exchange (LSE, a bolsa de valores de Londres).

Com a aquisição da Chi-X, a BATS irá implementar na Europa a maior plataforma de negociação de ações por volume já vista em todo o continente. A nova companhia será chamada de “BATS Chi-X Europe”.

O negócio, que estava sendo discutido desde 22 de dezembro de 2010, ainda deverá ser aprovado por reguladores antitruste. A expectativa dos executivos é que a aquisição seja concluída até o segundo trimestre deste ano.

Os termos financeiros da operação não foram revelados. No entanto, o jornal britânico Financial Times, citando fontes ligadas à negociação, noticiou hoje que o acordo foi estruturado através de um swap de ações que avaliou a BATS em 1,2 bilhão de dólares e a Chi-X em 360 milhões de dólares. Inicialmente, a operadora norte-americana tinha feito uma oferta de 300 milhões de dólares pela empresa europeia.

“Esta transação une dois centros financeiros inovadores e de grande sucesso, e dará um impulso na concorrência dentro da Europa”, afirmou Joe Ratterman, presidente e chefe-executivo da BATS. “Fomos atraídos pela Chi-X Europe por causa de nossas semelhanças, principalmente nas áreas de cultura, tecnologia, estrutura de mercado e inovação”, acrescenta.

No 4º trimestre de 2010, a Chi-X Europe foi responsável pela negociação de 368 bilhões de euros, tornando-se a segunda maior bolsa de valores da Europa. Já a unidade da BATS na Europa negociou 140,3 bilhões de euros, conquistando 6,4% do mercado.

O acordo firmado nesta sexta-feira ocorre três dias após a companhia ter assinado um memorando de entendimentos com a gestora de recursos Claritas, que gere 1,7 bilhão de reais em recursos em São Paulo, para explorar oportunidades e criar uma nova bolsa de valores no Brasil, interrompendo o monopólio da BM&FBovespa.

Além disso, a negociação foi fechada em uma semana de grande consolidação para as principais bolsas mundiais. A alemã Deutsche Börse e a norte-americana NYSE Euronext revelaram planos para criar a maior bolsa de valores do mundo, enquanto a London Stock Exchange e o TMX Group do Canadá firmaram um acordo de fusão para unificar suas operações.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasFusões e Aquisiçõesservicos-financeiros

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF