Mercados

Para Barclays, queda das ações da BM&FBovespa já foi suficiente

Entre terça e quinta-feira, as ações da bolsa ficaram 10% mais baratas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2010 às 20h53.

São Paulo - Os analistas do banco britânico Barclays acreditam que a recente queda das ações da BM&FBovespa já reflete o aumento de despesas e de investimentos da bolsa brasileira, que deve reduzir o lucro líquido da empresa nos próximos trimestres. Nos últimos três pregões, a cotação dos papéis BVMF3 caiu pouco mais de 10%.

A bolsa planeja desenvolver uma nova plataforma de negociação de ações e contratos futuros com o grupo CME, dono da bolsa de Chicago, a maior do mundo em derivativos. A ideia é que a plataforma possa ser licenciada para outros mercados como a Nasdaq, com quem a BM&FBovespa também negocia um acordo de roteamento de ordens.

Ainda em linha com a intenção de crescer, a BM&FBovespa também confirmou que tem mantido contato com mercados asiáticos para reforçar parcerias em áreas que darão visibilidade à bolsa brasileira. A primeira delas é a promover os BDR (Certificados de Depósito de Valores Mobiliários emitidos no exterior). Além disso, outra pretensão é a de facilitar as condições para que ações brasileiras também sejam cotadas em bolsas na Ásia, em particular, na China. O último alvo de parcerias é a criação de uma lista de papéis cotados em dólar, cujos alvos seriam principalmente investidores na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.

No longo prazo, esses investimentos são fundamentais para que a bolsa possa elevar o número de pessoas físicas atendias de 570.000 para 5 milhões nos próximos cinco anos. No entanto, o impacto no curto prazo será de aumento dos investimentos. O Barclays reduziu em 5% sua projeção de lucro para a bolsa neste ano, mas manteve a recomendação de "overweight" (com potencial de valorização acima da média do mercado) para os papéis.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF