Mercados

Barclays negocia parceria com a Plural na área de ações

Pelo acordo, o Banco Barclays SA venderia as transações da Plural fora do Brasil

Barclays: um aumento no volume de operações e uma demanda crescente por financiamento têm estimulado o crescimento dos bancos de investimento no Brasil (Matt Cardy/Getty Images)

Barclays: um aumento no volume de operações e uma demanda crescente por financiamento têm estimulado o crescimento dos bancos de investimento no Brasil (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h15.

São Paulo - A subsidiária do Barclays Plc no Brasil está negociando um acordo de parceria com a Plural Capital Ltda., a empresa de gestão de recursos e assessoria financeira fundada por ex-sócios do Banco BTG Pactual SA, na área de venda de ações no País e no exterior, disseram duas pessoas a par do assunto.

Pelo acordo, o Banco Barclays SA venderia as transações da Plural fora do Brasil, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas porque as negociações são privadas. A Plural, sediada em São Paulo, ajudaria o Barclays a vender no Brasil transações originadas pelo banco.

Um aumento no volume de operações e uma demanda crescente por financiamento têm estimulado o crescimento dos bancos de investimento no Brasil, a segunda maior nação em desenvolvimento depois da China. A Plural vai ter uma corretora no País, com a aquisição planejada da Flow Corretora de Mercadorias Ltda, pessoas familiarizadas com a negociação disseram em setembro. Quando a compra do inativo Banco Equity, que era do Banco Prosper SA, for aprovada pelo Banco Central, a Plural terá também uma licença para operar como banco.

A Plural considerou abrir uma corretora em Nova York para acessar investidores nos Estados Unidos, embora um acordo com o Barclays poderia tornar esse plano desnecessário.

A Flow está em nono lugar neste ano até 17 de abril no ranking de corretoras com maior volume de negociação na BM&FBovespa SA, segundo dados da Bloomberg. O Barclays é o nono colocado no ranking global da Bloomberg de bancos líderes em emissão de ações neste ano. Nos Estados Unidos, está em sétimo lugar para 2012.

Banco de investimento

O Barclays, o segundo maior banco do Reino Unido em ativos, teve uma queda de 16 por cento nos seus lucros em 2011 por causa da redução de receitas de banco de investimento. O lucro líquido caiu para 3 bilhões de libras esterlinas (US$ 4,8 bilhões) em relação aos 3,56 bilhões de libras esterlinas um ano antes. Sua corretora está na 18ª posição na Bovespa por volume neste ano.

Rodolfo Riechert e Andre Schwartz criaram a Plural em 2009 após deixar o BTG, o banco brasileiro controlado pelo bilionário André Esteves. O plano da Plural se tornar um banco de investimento surgiu ao mesmo tempo em que um acordo de não competição entre o BTG e seus sócios terminou, em julho.

Jorge Felipe “Pipo” Lemann, um sócio da Flow, vai ficar na Plural, de acordo com as pessoas. Ambas as firmas estão localizadas no mesmo prédio em São Paulo.

A Plural, por meio de um assessor de imprensa que pediu para não ser identificado por causa da política da empresa, negou que as negociações estejam acontecendo. Kerrie Cohen, porta-voz do Barclays, não quis comentar.

Acompanhe tudo sobre:AcionistasAçõesbancos-de-investimentoBarclaysEmpresasEmpresas inglesas

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol