Mercados

Banco espera queda de 72% das ações da CSN em um ano

Em relatório enviado aos clientes, BTG Pactual manteve recomendação de venda; siderúrgica divulgou na última segunda-feira resultados do 2° trimestre do ano.


	Derreteu: banco prevê desvalorização de papéis da CSN nos próximos meses
 (Divulgação)

Derreteu: banco prevê desvalorização de papéis da CSN nos próximos meses (Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 16 de agosto de 2016 às 18h47.

São Paulo — Em 12 meses, as ações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) podem chegar a ser cotadas a três reais — 72% menos do que valem hoje. Essa é, pelo menos, a previsão do BTG Pactual que, por meio de relatório enviado aos clientes, manteve a recomendação de venda dos papéis. 

No documento, o banco comenta os últimos resultados da CSN e diz que ainda há muito a ser feito para a companhia conseguir reequilibrar as finanças. O BTG também diz que a venda de ativos, que poderia ser um alívio nas contas da siderúrgica, está demorando para se materializar. 

No segundo trimestre deste ano, a CSN teve prejuízo de 43 milhões de reais — um montante 93% menor que o prejuízo de 614,593 milhões registrado de abril a junho de 2015.

No mesmo período, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 576 milhões, 34% mais do que no segundo trimestre do ano passado. A receita líquida totalizou 4,349 bilhões de reais, quase 18% mais do que na mesma etapa de 2015.

No pregão desta terça-feira, as ações ordínarias da siderúrgica tiveram queda de 5,5%, o pior desempenho do Ibovespa no dia, e fecharam cotadas a 10,53 reais cada uma. No mês, as ações já sofreram perdas de quase 5%. 

Venda

De acordo com uma fonte da Reuters, a CSN irá anunciar em breve a venda de uma unidade de produção de latas. A transação, segundo fontes da agência de notícias, poderá levantar cerca de 100 milhões de reais para a empresa. A compradora é uma empresa polonesa que não teve o nome divulgado.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbancos-de-investimentoBTG PactualCSNEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasHoldingsSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Mercados

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS

Amazon promete tentar manter preços baixos, mas tarifas podem aumentar custos para consumidores

Sabesp (SBSP3) estima receber R$ 1,48 bi em precatórios da Prefeitura de SP