Invest

Balanços da Tesla e Alphabet, Kamala Harris e corte de gastos no Brasil: o que move o mercado

Na Europa, o maior grupo de luxo do mundo e dono da marca Louis Vuitton, a empresa LVMH, divulga seus resultados após o fechamento do pregão

Radar: temporada de balanços do 2T24 nos EUA é o destaque do dia com Tesla (Jeremy Moeller / Colaborador/Getty Images)

Radar: temporada de balanços do 2T24 nos EUA é o destaque do dia com Tesla (Jeremy Moeller / Colaborador/Getty Images)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 23 de julho de 2024 às 08h35.

Os mercados internacionais operam mistos na manhã desta terça-feira, 23. Na Europa, as bolsas abriram em alta, com investidores repercutindo positivamente os balanços de empresas de tecnologia por lá. Investidores também aguardam a leitura preliminar do índice de confiança do consumidor da zona do euro referente a julho, que será divulgado nas próximas horas. Já nos Estados Unidos, os índices futuros ganharam algum fôlego com o início da divulgação de resultados de grandes empresas, mas o índice Nasdaq recua ligeiramente.

Na Ásia, as bolsas fecharam a sessão sem direção definida, com investidores chineses frustrados diante de ausências de medidas econômicas maiores para impulsionar o país. Apesar do corte de juros inesperado, o mercado avalia que é necessário um corte maior para recuperar a economia da China. Por aqui, o Ibovespa futuro registra uma leve desvalorização, ainda digerindo os anúncios fiscais do governo.

Balanços

De olho na temporada de balanços dos Estados Unidos, investidores acompanham a divulgação dos resultados de empresas conhecidas como General Motors (GMCO34), Coca-Cola (COCA34) e Spotify (S1PO34), que serão publicados antes do início do pregão desta terça-feira.

Já após o fechamento da sessão, é a vez dos gigantes da tecnologia, Alphabet (GOGL34) e Tesla (TSLA34) divulgarem seus resultados. Na Europa, também após o encerramento das negociações, a LVMH (EPA: MC), maior grupo de luxo do mundo, divulga seus resultados.

A General Motors já deu a largada e reportou um lucro líquido de US$ 2,9 bilhões no segundo trimestre de 2024, bem acima do esperado pelos analistas. Após a divulgação, as ações da GM saltaram 5,8% no pré-mercado, o que ajudou aos futuros de NY.

Kamala Harris

O mercado também repercute a conquista total de delegados necessários para indicação de Kamala Harris pelo Partido Democrata. Às 22h48 (horário de Brasília) de ontem, Kamala obteve 2.214 delegados, ultrapassando o total de 1.976 necessários para a nomeação, segundo a contagem da Associated Press.

Corte de gastos

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou ontem o 3º Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, em que foi confirmada a tão aguardada oficialização da contenção de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 - antecipada na última quinta-feira, 18, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

O detalhamento sobre onde serão os cortes será publicado no próximo dia 30, no anexo ao Decreto de Programação Orçamentária e Financeira. Os órgãos terão cinco dias úteis para indicar as programações a serem bloqueadas ou contingenciadas.

Logo após a divulgação do documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista a agências internacionais, afirmou que “sempre que precisar bloquear [despesas], nós vamos bloquear”. Ele também disse ter a responsabilidade fiscal “nas entranhas” e voltou a criticar as desonerações.

Com as falas do presidente, os juros locais operaram em queda. A taxa de 10 anos recuou 10 pontos-base (bps, na sigla em inglês), a 12,03%, enquanto a NTN-B longa caiu 2 bps, pagando inflação + 6,31%.

Acompanhe tudo sobre:TeslaAlphabetBalançosIbovespabolsas-de-valoresKamala HarrisOrçamento federal

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos