Invest

B3 abre no feriado do Aniversário de São Paulo? Veja calendário de 2022

B3 passa a adotar novo calendário em 2022, que prevê o não-funcionamento das negociações apenas em feriados nacionais

Fachada do prédio da B3 no centro histórico da cidade de São Paulo | Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg (Patricia Monteiro/Bloomberg/Getty Images)

Fachada do prédio da B3 no centro histórico da cidade de São Paulo | Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg (Patricia Monteiro/Bloomberg/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 06h54.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A bolsa brasileira funcionará normalmente nesta terça-feira, dia 25 de janeiro, data do aniversário de 468 anos da cidade de São Paulo. Trata-se de uma novidade, pois a B3 (B3SA3) costumava não realizar o pregão em feriados municipais. O pregão à vista terá início às 10h, com fechamento às 18h.

Segundo a B3, a alteração no calendário visa alinhar a bolsa brasileira às práticas das principais bolsas estrangeiras, que costumam interromper o funcionamento apenas em feriados nacionais, e não mais em municipais e estaduais.

Isso significa, portanto, que, segundo o calendário de negociações da B3, haveria pregões também nos dias 9 de julho, feriado estadual da Revolução Constitucionalista, e 20 de novembro, feriado municipal do Dia da Consciência Negra, não fosse o fato de que, neste ano, eles caem em um sábado e domingo, respectivamente.

Como seguirá obedecendo os feriados nacionais, o calendário da B3 para 2022 prevê que não haverá pregões na segunda-feira e na terça-feira de Carnaval, respectivamente dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, o pregão à vista e o de derivativos irá começar às 13h, como já ocorre há mais tempo.

Nas vésperas de Natal (dia 24 de dezembro) e Ano-Novo (dia 31) também não haveria pregão, bem como em 25 de dezembro, caso esses dias todos não caíssem no fim de semana em 2022.

Com a mudança das regras, o calendário da B3 passará a seguir o utilizado pelo Banco Central. Pelo modelo que vigorou até o ano passado, por exemplo, havia dias em que o dólar à vista era negociado sem que houvesse pregão de dólar futuro (com muito mais liquidez).

Já imaginou ter acesso a todos os materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal? Agora você pode: confira nossa página de conteúdos gratuitos para baixar.

A decisão sobre o novo calendário foi anunciada ainda em 2020, após a antecipação de feriados em São Paulo por causa da pandemia e da então tentativa de reduzir a circulação de pessoas. A mudança provocou à época confusão sobre o funcionamento da B3, pois diversas operações já estavam previamente programadas para aqueles dias.

Na época, B3 e bancos chegaram a soltar uma nota pública em que falavam de "grande risco sistêmico", caso obedecessem a repentina antecipação dos feriados decidida por autoridades.

Confira todos os dias da semana em que a B3 irá parar (ou funcionar parcialmente) em 2022:

Carnaval: 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira)

Quarta-feira de Cinzas: 2 de março (quarta-feira, pregão começa às 13h)

Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo: 15 de abril (sexta-feira)

Tiradentes: 21 de abril (quinta-feira)

Corpus Christi: 16 de junho (quinta-feira)

Independência do Brasil: 7 de setembro (quarta-feira)

Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quarta-feira)

Finados: 2 de novembro (quarta-feira)

Proclamação da República: 15 de novembro (terça-feira)

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesFeriadosExame Hoje

Mais de Invest

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões; veja como participar