Invest

Azul tem negociação suspensa nos EUA após ADRs despencarem 40%

Forte queda foi uma reação do mercado após a companhia anunciar que entrou com um pedido de recuperação judicial nos EUA

Azul: empresa entrou com pedido de RJ nos EUA (Shutterstock/Shutterstock)

Azul: empresa entrou com pedido de RJ nos EUA (Shutterstock/Shutterstock)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 28 de maio de 2025 às 09h35.

Última atualização em 28 de maio de 2025 às 17h38.

Os ADRs (American Depositary Receipt) da Azul tiveram a negociação temporariamente suspensa após despencaram 40% no pré-mercado americano. O movimento é uma reação ao comunicado, nesta quarta-feira, 28, de que a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, por meio do Chapter 11.

O mecanismo permite a empresas em dificuldades financeiras reestruturar suas operações enquanto continuam funcionando normalmente.

Recuperação judicial nos EUA: O que é o Chapter 11 e por que as aéreas brasileiras recorrem a ele

Em comunicado ao mercado, a companhia aérea informou que o plano de reestruturação inclui um financiamento no valor de US$ 1,6 bilhão. Além disso, está prevista a captação de até US$ 950 milhões em novos aportes de capital ao longo do processo.

A Azul afirmou ainda que pretende estender os efeitos da reestruturação ao Brasil. Para isso, contará com um comitê independente que acompanhará o processo e com a contratação de consultorias jurídicas e financeiras especializadas.

O objetivo, segundo a empresa, é preservar a sustentabilidade financeira da companhia e garantir a proteção dos interesses de credores e demais stakeholders.

O Chapter 11, previsto na legislação dos EUA, assegura a suspensão automática da cobrança das dívidas assim que o pedido é protocolado. Isso permite que a empresa ganhe fôlego para negociar com credores e apresente um plano de reorganização, sem interromper suas operações.

Acompanhe tudo sobre:AzulRecuperação JudicialAviação

Mais de Invest

Ações da Tesla sobem após Elon Musk deixar governo dos EUA

Mercados internacionais sobem forte após Justiça dos EUA barrar tarifas de Trump

Giro do dia: o futuro da Azul, balanço da Nvidia e empregos no Brasil

Nvidia tem lucro líquido 26% maior no trimestre; vendas com data centers sobem 73%