Mercados

Autometal ainda não provoca suspiros, mas tem potencial, diz analista

Para Coinvalores, companhia deve duplicar suas atividades nos próximos 5 anos

IPO da Autometal na BM&FBovespa. Da esquerda para direita, Fernando Mearim, diretor financeiro e RI; Jesus Maria Herrera, presidente da Autometal, e Ignacio Martin, presidente do conselho de administração (Divulgação/BM&FBovespa)

IPO da Autometal na BM&FBovespa. Da esquerda para direita, Fernando Mearim, diretor financeiro e RI; Jesus Maria Herrera, presidente da Autometal, e Ignacio Martin, presidente do conselho de administração (Divulgação/BM&FBovespa)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 14h36.

São Paulo – A corretora Coinvalores iniciou a cobertura das ações da Autometal (AUTM3) com recomendação de compra. O preço-alvo em 12 meses foi fixado em 24,50 reais, um potencial de valorização de 68% levando em consideração a cotação de fechamento do pregão anterior, de 14,54 reais.

“Encontramos uma empresa com elevado potencial de valorização, apresentando diversas variáveis que poderão impulsionar os papéis”, afirma o analista Marco Saravalle. No entanto, Saravalle lembra que o desempenho recente da companhia ainda não provoca suspiros. “Comparando os trimestres, percebe-se que houve pequena piora no resultado puramente operacional”.

A Autometal registrou vendas liquidas de 415,8 milhões no segundo trimestre do ano. O lucro líquido foi de 55,1 milhões de reais, aumento de 81,3% ao mesmo período do ano passado.

Posicionamento

O relatório enaltece o posicionamento da Autometal. De acordo com o documento, a companhia está posicionada em dois dos mercados que apresentam maior potencial de expansão nos próximos anos.

“Traduzindo em números, utilizando 2010 como referência, a expectativa é de que a produção de veículos leves no México apresente expansão de 38%, totalizando mais de 3,12 milhões e que a venda de veículos no NAFTA some quase 20 milhões até 2015”, projeta Saravalle. Para ele, a produção brasileira deverá apresentar expansão média de 10% ao ano no período de 2012 até 2015. 

“Verificamos grande potencial quando olhamos a elevada relação de habitantes/ veículos no Brasil (6,0), quando comparado com os EUA (1,2), Itália (1,5) e Japão (1,7), além dos expressivos investimentos já divulgados pelas maiores montadoras, que devem superar 28 bilhões de reais nos próximos quatro anos. Ou seja, setorialmente as expectativas são bastante positivas”, conclui.

A Coinvalores acredita que num aumento de faturamento da ordem de 800 milhões de reais a cada dois anos à Autometal, o que fará com que a companhia, no mínimo, duplique suas atividades nos próximos 5 anos.

IPO

A Autometal listou suas ações na BM&FBovespa em fevereiro deste ano. A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) movimentou R$ 485 milhões, de acordo com dados registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O preço por ação foi definido em 14 reais, valor abaixo da faixa indicativa - que variava entre 17 e 21 reais. De lá pra cá, as ações subiram 3.5%, considerado a cotação do pregão anterior.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

Bradesco entrega o combinado, mas mercado esperava mais

Sem alívio: guerra de preços e queda no lucro desafiam o crescimento da Ambev

De olho no mercado halal, BRF investe US$ 84 milhões em empresa saudita de frango; ação sobe 4%

Ibovespa segue queda no exterior com temporada de balanços no radar; Bradesco cai 4%