EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 19h08.
SÃO PAULO - As ações da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) , unidade de petróleo e gás do grupo de infraestrutura Queiroz Galvão, estrearam em baixa nesta quarta-feira na Bovespa, chegando a recuar 4 por cento.</p>
Às 12h02, os papéis da companhia perdiam 3,3 por cento, cotados a 18,38 reais, com forte fluxo de negócios. O volume financeiro negociado era de 72,15 milhões de reais.
A estreia marca o terceiro IPO seguido na bolsa paulista em 2011 com preço aquém do esperado, de um total de quatro, depois das operações de Sonae Sierra e Autometal . Apenas a oferta inicial da Arezzo foi diferente, com o preço por ação saindo no teto da faixa prevista.
A QGEP obteve 1,52 bilhão de reais na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na segunda-feira. Cada ação saiu a 19 reais, abaixo da faixa estimada pelos coordenadores, de 23 a 29 reais por papel.
A oferta primária da QGEP, cujos recursos irão reforçar o caixa da empresa, envolveu 79,74 milhões de ações. A operação previa ainda uma eventual oferta secundária, em caso de demanda. Foi vendida apenas 1 ação, nesse caso.
O Itaú BBA foi o coordenador-líder da oferta, que contou ainda com participação de Bank of America Merrill Lynch e BTG Pactual.