EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de maio de 2010 às 18h13.
São Paulo - A publicação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) realizada na semana passada será o principal evento da quinta-feira (6). O mercado irá buscar indicações dos próximos passos do comitê do Banco Central após o aumento de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, levando-a ao patamar de 9,5% ao ano. O documento será publicado às 8h30.
Além disso, o mercado também acompanha os números do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) do mês de abril (8h). Depois, às 10h, é a vez de o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicar o levantamento da produção agrícola brasileira de abril.
Nos Estados Unidos, o destaque do dia fica com o indicador que mede a produtividade da mão-de-obra americana (9h30, horário de Brasília) durante o primeiro trimestre do ano. O mercado estará também atento ao discurso do presidente do Banco Central americano (Fed, na sigla em inglês) Ben Bernanke, programada para acontecer às 10h30.
Na Europa, o foco do dia é a reunião do Banco Central Europeu (8h45). O mercado espera que o BCE mantenha a taxa de juro da região em 1% ao ano, mas que faça algum tipo de referência à crise da dívida de alguns países da Zona do Euro.