Mercados

Associações pedem que UE ajude a conter o minério

Londres - A Eurofer, associação que representa as siderúrgicas europeias, e a Orgalime, associação europeia que representa indústrias de engenharia, apelaram hoje à União Europeia para que previna especulações e preços excessivos nos mercados de minério de ferro. A Orgalime engloba empresas dos setores de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e artigos metálicos. A Eurofer e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - A Eurofer, associação que representa as siderúrgicas europeias, e a Orgalime, associação europeia que representa indústrias de engenharia, apelaram hoje à União Europeia para que previna especulações e preços excessivos nos mercados de minério de ferro. A Orgalime engloba empresas dos setores de engenharia mecânica, elétrica, eletrônica e artigos metálicos.

A Eurofer e a Orgalime disseram estar preocupadas com as "ameaças das companhias de minério de ferro de elevar os preços do minério em 80% ou mais" e que o acesso justo ao minério de ferro a preços de mercado competitivos é fundamental para uma recuperação sólida da economia global.

O aumento de preço pretendido irá prejudicar a produção de aço europeia, disseram as organizações. A Eurofer e a Orgalime gostariam de ver uma "imediata intervenção dos governos europeus e das autoridades para obstruir distorções competitivas nos mercados de matérias-primas". Elas também pedem que a Comissão Europeia e o escritório federal alemão de oligopólios continuem examinando a pretendida fusão entre as mineradoras BHB Billiton e Rio Tinto. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesIndústriaMineraçãoPreços

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF