-
1. Game of Thrones
zoom_out_map
1/10
São Paulo – A ideia de relacionar investimentos com o mundo fictício parece bastante estranho. E de fato é. Ainda assim, o site americano
Mootley Fool fez isso nesta semana. Não se trata de relacionar investimentos conhecidos como os produtos estruturados criados pouco antes da crise e que nem os seus criadores sabiam do que se tratavam. A equipe do Fool foi além e identificou as ações que mais se relacionam com os personagens do “Game of Thrones”, uma série de TV que é sucesso no mundo todo e que já está na terceira temporada.
Na adaptação do livro “Crônicas de gelo e fogo”, de George R.R. Martin, são apresentados ao telespectador um elenco intricado de personagens que estão imersos em disputas por poder e honra em um mundo de fantasia. Tendo isso em vista, a Mootley Fool fez uma lista com as ações negociadas nas bolsas americanas em que os personagens da série Game of Thrones investiriam - se isso fosse possível.
-
2. Jon Snow
zoom_out_map
2/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Caterpillar Jon Snow é um guardião que protege a muralha do norte. Embora alguns possam dizer que ele não sabe nada, ele se dá conta de que o inverno está chegando e está se preparando para isso. A Caterpillar, empresa que se concentra na construção e em infraestrutura, estaria no topo de sua lista de Investimentos. Jon Snow usaria a estratégia de comprar o que conhece, já que alguns dos produtos da Caterpillar seriam utilizadas para remoção de neve que chegaria com o inverno.
-
3. Tyrion Lannister
zoom_out_map
3/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Linkedin Tyrion Lannister é muitas vezes subestimado por aqueles ao redor dele dado o seu tamanho e aparência. No entanto, seu intelecto é sua maior qualidade. Ele entende o valor de se construir uma rede de inteligência no reino e provavelmente escolheria o Linkedin para investir seu capital. Assim como Tyrion, no reino de mídia social, o LinkedIn é muitas vezes negligenciado quando comparado com a base de usuários do Facebook de mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Já o Linkedin tem apenas cerca de 200 milhões de usuários registrados. No entanto, apesar do Facebook liderar em número de usuários, a receita por usuário do LinkedIn foi 20 vezes maior que a do Facebook.
-
4. Daenerys Targaryen
zoom_out_map
4/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Garmin Viver no exílio não tem sido fácil para a educação de Danaerys Targaryen, já que ela nunca encontrou um verdadeiro lar. Mas, como ela mesma estabelece sua identidade como a "Mãe dos Dragões", ela está determinada a voltar para Westeros um dia. Como alguém buscando direção e uma casa, Danaerys compraria ações da Garmin para sua carteira de investimentos. A empresa de tecnologia GPS cria produtos de navegação em todos os modos de transporte, inclusive aéreo e marítimo. E se um dia ela voltar para Westeros, um dos produtos marinhos da Garmin com certeza seria útil.
-
5. Cersei Lannister
zoom_out_map
5/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Yahoo! A Rainha Regente e mãe de Joffrey, com certeza se identificaria com Marissa Mayer, CEO do Yahoo! e compraria as ações da empresa, afirma o Mootley Fool. Mayer está focada no desenvolvimento dos funcionários do Yahoo, em mudar a cultura interna e assim tirar a empresa das dificuldades que enfrenta. Esse tipo de liderança ousada é algo com o que Cersei Lannister se identificaria, embora as duas tenham perspectivas diferentes sobre como obter resultados.
-
6. Joffrey Baratheon
zoom_out_map
6/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Zynga Como uma criança governando um reino, é de se esperar que Joffrey escolhesse investir nos papéis da Zynga, uma empresa focada em criar jogos sociais. Além disso, o reino de Joffrey passa por uma situação parecida com a da empresa: muito de seus executivos deixaram seus postos e as ações despencaram.
-
7. Robb Stark
zoom_out_map
7/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Apple Robb Stark não tem experiência no campo de batalha, mas seu pai, Eddard Stark, ensinou-lhe inúmeras lições de liderança e dever. A história de Tim Cook como CEO da Apple chamaria o interesse de Robb. Quando assumiu o cargo, muitos se perguntavam se ele seria capaz de conduzir a gigante de tecnologia tão bem quanto Steve Jobs. Embora a Apple tenha seus desafios a enfrentar, continua a ser uma das mais influentes e poderosas empresas de tecnologia.
-
8. Varys
zoom_out_map
8/10 (Helen Sloan/HBO/Divulgação)
Ação: Berkshire Hathaway Varys demonstra seu poder através de uma rede de contatos que o alimenta de informações – as quais usa para obter vantagens pessoais. Ele seria um fã do modelo de seguros e por essa razão investiria na Berkshire Hathaway, a empresa do investidor Warren Buffett. Berkshire Hathaway é um grande conglomerado, que possui participações em empresas em muitos setores diferentes. Da mesma forma, além de sua rede de contatos de compartilhamento de informações, Varys parece ter uma mão na estruturação de negócios e alianças em todo o reino.
-
9. Petyr Baelish
zoom_out_map
9/10 (Helen Sloan/ HBO)
Ação: Goldman Sachs Petyr Baelish controla as finanças do reino em que se passa a trama. E apesar da família Lannister Ruiling ter uma fortuna em ouro, as despesas do reino são muitas. Então, uma escolha óbvia para Baelish seria investir em um grande banco de investimentos e corretora de valores, como Goldamn Sachs, já que o banco parece ser sempre rentável, indiferente aos mercados de ações e imobiliário, ou à economia.
-
10. Veja agora os 10 investidores mais ricos do mundo, segundo a Forbes
zoom_out_map
10/10 (Alex Wong/ Getty Images)