Invest

As 20 ações com dividendos mais promissores para 2024

Empresa de autopeças deve desbancar reinado da Petrobras, segundo levantamento feito pelo Economatica

Cofrinho: TC Economatica aponta ações com maior dividend yield potencial para 2024

Cofrinho: TC Economatica aponta ações com maior dividend yield potencial para 2024

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 16h26.

Última atualização em 4 de janeiro de 2024 às 09h32.

As ações da Petrobras (PETR3/PETR4) reinaram nos últimos anos como a principal pagadora de dividendos do mercado brasileiro. A petrolífera liderou o ranking do Ibovespa no passado ao distribuir próximo de 30% de seu valor de mercado aos investidores, o que resultou num montante acima de R$ 100 bilhões. Uma empresa de fora do principal índice da B3, no entanto, vem despontando como alternativa entre os amantes dos dividendos: a fabricante de autopeças Metal Leve (LEVE3).

A estimativa, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Economatica, é de que a Metal Leve terá um dividend yield de 30,3% em 2024. O percentual representa a estimativa de quanto a empresa deverá pagar aos acionistas em relação ao valor de mercado, ou o quanto será pago proporcionalmente ao preço da ação.

No ano passado a Metal Leve já havia superado a Petrobras, proporcionalmente, ao alcançar um dividend yield de 35%. Mas essa diferença deve ser ainda maior neste ano, com a projeção de que o dividend yield da Petrobras deverá cair para próximo de 19%. Ainda assim, a estatal deverá se manter como a segunda empresa com o maior dividend yield da bolsa, segundo a pesquisa.

"Como uma gigante no setor de commodities e sendo uma estatal, a Petrobras tem sua distribuição de dividendos atrelada à volatilidade dos preços do petróleo e à sua habilidade em gerenciar custos e investimentos de forma eficiente. As políticas de distribuição de lucros e reinvestimento também desempenham um papel crucial na definição desses valores", afirma a pesquisa do Economatica.

Confira as ações com dividendos mais promissores para 2024. Os valores têm como base a cotação de fechamento do início do ano.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:DividendosAçõesbolsas-de-valores

Mais de Invest

Acabou o dinheiro? Brasil tem 8 milhões de empresas negativadas, diz Serasa

Dólar atinge menor valor em 15 meses com corte de juros no radar

Ibovespa cai no 'day after' da condenação de Bolsonaro, abaixo dos 143 mil pontos

IA não é só fio condutor de crescimento das empresas. É o tecido inteiro, diz analista do Citi