Mercados

As 10 notícias que agitaram os mercados no mundo durante o feriado

Pressão leva prêmio de risco espanhol a nível recorde; Petroleiros da Petrobras marcam início da greve

Mercados na Europa recuam com temor sobre bancos franceses (Bolsa de Frankfurt)

Mercados na Europa recuam com temor sobre bancos franceses (Bolsa de Frankfurt)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2011 às 17h43.

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber para voltar aos negócios na quarta-feira:

1 - Comissão Europeia desiste de suspender divulgação de notas de países em crise. A CE apresentou nesta terça-feira uma série de medidas com as quais pretende limitar o poder das agências de classificação de risco, mas desistiu de uma de suas ideias mais polêmicas: impor uma suspensão temporária à publicação de notas sobre a dívida soberana de países em crise.

2 - Pressão dos mercados leva prêmio de risco espanhol a nível recorde. A rentabilidade do bônus espanhol a 10 anos subiu para 6,31%, a maior taxa desde a implantação do euro.

3 - Monti anuncia integrantes do novo governo da Itália nesta quarta-feira. Segundo fontes da Presidência italiana, Mario Monti solicitou uma audiência com o chefe de Estado, Giorgio Napolitano, para amanhã, por volta das 11h locais (8h de Brasília), com este objetivo.

4 - Autoridade diz que Fed pode promover mais estímulo na economia. Atitude pode ser tomada se o nível de desemprego permanecer elevado, o índice da inflação estiver muito baixo e o crescimento econômico continuar moderado.

5 - Petroleiros da Petrobras dizem que iniciam greve amanhã. Segundo a nota, assembleias regionais realizadas por vários sindicatos integrantes da FUP aprovaram o indicativo de greve, rejeitando as propostas da Petrobras, com a adesão de mais de 90% dos trabalhadores.


6 - Desconfiança aumenta e economia da Zona Euro estanca. As taxas de risco europeias - que medem a confiança dos investidores - voltaram a disparar em uma espiral que não parece interromper-se apesar da chegada de tecnocratas aos governos de Itália e Grécia.

7 - Mercados na Europa recuam com temor sobre bancos franceses. As principais blue-chips fecharam a terça-feira em ligeira queda, com os bancos franceses pesando em meio da temores de que a segunda maior economia do bloco será sugada para a crise de dívida soberana da região.

8 - Vendas no varejo dos EUA aumentam; preços no atacado caem. O indicador subiu 0,5 por cento; dado ficou acima das expectativas dos economistas de um aumento de 0,3 por cento. Em um relatório separado, o Departamento do Trabalho informou que o índice de preços ao produtor (PPI) caiu 0,3 por cento no mês passado, depois de ter subido 0,8 por cento em setembro. Economistas esperavam que o PPI caísse apenas 0,1 por cento.

9 - Zona do euro e UE cresceram apenas 0,2% no 3º trimestre. Em toda a União Europeia, o estado das economias dos 27 países membros é parecido, com exceção da Romênia e do Chipre.

10 - PIB da Grécia recua 5,2% no 3º trimestre. A economia da Grécia recuou 5,2% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado, reduzindo as perdas em comparação com a queda de 7,4% registrada no segundo trimestre do ano, de acordo com a Autoridade Estatística Helênica (Elstat). Os números não são ajustados sazonalmente.

Bônus - Monopólio da Bovespa precisa acabar, diz FT. O mercado de ações brasileiro cresceu bastante, mas ainda tem muito o que expandir, afirma um estudo sobre o assunto publicado nesta quarta-feira pelo jornal britânico Financial Times.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ternium x CSN: Em disputa no STF, CVM reforça que não houve troca de controle na Usiminas

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada

Tencent aumenta lucro em 47% no 3º trimestre com forte desempenho em jogos e publicidade

Ações da Americanas dobram de preço após lucro extraordinário com a reestruturação da dívida