Mercados na Europa recuam com temor sobre bancos franceses (Bolsa de Frankfurt)
Da Redação
Publicado em 15 de novembro de 2011 às 17h43.
São Paulo – Aqui está o que você precisa saber para voltar aos negócios na quarta-feira:
1 - Comissão Europeia desiste de suspender divulgação de notas de países em crise. A CE apresentou nesta terça-feira uma série de medidas com as quais pretende limitar o poder das agências de classificação de risco, mas desistiu de uma de suas ideias mais polêmicas: impor uma suspensão temporária à publicação de notas sobre a dívida soberana de países em crise.
2 - Pressão dos mercados leva prêmio de risco espanhol a nível recorde. A rentabilidade do bônus espanhol a 10 anos subiu para 6,31%, a maior taxa desde a implantação do euro.
3 - Monti anuncia integrantes do novo governo da Itália nesta quarta-feira. Segundo fontes da Presidência italiana, Mario Monti solicitou uma audiência com o chefe de Estado, Giorgio Napolitano, para amanhã, por volta das 11h locais (8h de Brasília), com este objetivo.
4 - Autoridade diz que Fed pode promover mais estímulo na economia. Atitude pode ser tomada se o nível de desemprego permanecer elevado, o índice da inflação estiver muito baixo e o crescimento econômico continuar moderado.
5 - Petroleiros da Petrobras dizem que iniciam greve amanhã. Segundo a nota, assembleias regionais realizadas por vários sindicatos integrantes da FUP aprovaram o indicativo de greve, rejeitando as propostas da Petrobras, com a adesão de mais de 90% dos trabalhadores.
6 - Desconfiança aumenta e economia da Zona Euro estanca. As taxas de risco europeias - que medem a confiança dos investidores - voltaram a disparar em uma espiral que não parece interromper-se apesar da chegada de tecnocratas aos governos de Itália e Grécia.
7 - Mercados na Europa recuam com temor sobre bancos franceses. As principais blue-chips fecharam a terça-feira em ligeira queda, com os bancos franceses pesando em meio da temores de que a segunda maior economia do bloco será sugada para a crise de dívida soberana da região.
8 - Vendas no varejo dos EUA aumentam; preços no atacado caem. O indicador subiu 0,5 por cento; dado ficou acima das expectativas dos economistas de um aumento de 0,3 por cento. Em um relatório separado, o Departamento do Trabalho informou que o índice de preços ao produtor (PPI) caiu 0,3 por cento no mês passado, depois de ter subido 0,8 por cento em setembro. Economistas esperavam que o PPI caísse apenas 0,1 por cento.
9 - Zona do euro e UE cresceram apenas 0,2% no 3º trimestre. Em toda a União Europeia, o estado das economias dos 27 países membros é parecido, com exceção da Romênia e do Chipre.
10 - PIB da Grécia recua 5,2% no 3º trimestre. A economia da Grécia recuou 5,2% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado, reduzindo as perdas em comparação com a queda de 7,4% registrada no segundo trimestre do ano, de acordo com a Autoridade Estatística Helênica (Elstat). Os números não são ajustados sazonalmente.
Bônus - Monopólio da Bovespa precisa acabar, diz FT. O mercado de ações brasileiro cresceu bastante, mas ainda tem muito o que expandir, afirma um estudo sobre o assunto publicado nesta quarta-feira pelo jornal britânico Financial Times.