Invest

Apple é processada por acionistas nos EUA por suposta fraude em IA e prejuízos nas vendas do iPhone

Denúncia abrange acionistas que sofreram perdas potenciais de centenas de bilhões de dólares no período de um ano até 9 de junho

 (Cheng Xin/Getty Images)

(Cheng Xin/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de junho de 2025 às 08h46.

Última atualização em 21 de junho de 2025 às 08h52.

Nesta sexta-feira, 20, a Apple foi processada por acionistas em uma ação coletiva por fraude em valores mobiliários.

Segundo informações da Reuters, a empresa é acusada de minimizar o tempo necessário para integrar inteligência artificial (IA) avançada à assistente de voz Siri, o que teria impactado negativamente as vendas do iPhone e o preço de suas ações.

A denúncia abrange acionistas que sofreram perdas potenciais de centenas de bilhões de dólares no período de um ano até 9 de junho, quando a Apple apresentou diversos recursos e melhorias estéticas para seus produtos, mas manteve mudanças modestas na IA.

A Apple não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

O presidente-executivo Tim Cook, o diretor financeiro Kevan Parekh e o ex-diretor financeiro Luca Maestri também são réus na ação, movida no Tribunal Federal de São Francisco.

Acionistas liderados por Eric Tucker afirmam que, durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) de junho de 2024, a Apple os levou a acreditar que a IA seria um fator crucial nos dispositivos iPhone 16, ao lançar o Apple Intelligence para tornar a Siri mais poderosa e fácil de usar.

No entanto, segundo os acionistas, a empresa, com sede em Cupertino, Califórnia, não tinha um protótipo funcional dos recursos de IA da Siri e não poderia, razoavelmente, acreditar que esses recursos estariam prontos para os iPhones 16.

Eles afirmam que a verdade começou a vir à tona em 7 de março, quando a Apple adiou algumas atualizações da Siri para 2026, e se confirmou na WWDC deste ano, em 9 de junho, quando a avaliação da Apple sobre seu progresso em IA decepcionou os analistas.

As ações da Apple perderam quase um quarto de seu valor desde o recorde de 26 de dezembro, eliminando cerca de US$ 900 bilhões em valor de mercado.

Acompanhe tudo sobre:AppleInteligência artificialProcessos judiciaisCalifórnia

Mais de Invest

Região do Delta do Rio Yangtzé responde por 58% do crescimento do comércio exterior chinês

Mercado de commodities da China mantém estabilidade pelo quinto mês seguido

Petrobras faz primeira importação de gás natural de Vaca Muerta, na Argentina

Ibovespa fecha em baixa de 0,4% e perde o patamar dos 144 mil pontos