Mercados

Aposta no minério de ferro em plano de investimentos sustenta ações da Vale

Apesar da diversificação em fertilizantes e siderurgia, as operações de minério devem receber metade dos US$ 90 bi a serem investidos em cinco anos

A manutenção do foco nas operações de minério de ferro deve ajudar a sustentar a tendência positiva das ações da Vale  (.)

A manutenção do foco nas operações de minério de ferro deve ajudar a sustentar a tendência positiva das ações da Vale (.)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2010 às 16h35.

São Paulo - A manutenção do foco nas operações de minério de ferro deve ajudar a sustentar as projeções para as ações da Vale (VALE3); (VALE5). A mineradora prepara um plano de investimentos de 90 bilhões de dólares para os próximos cinco anos, revelou matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (22). Apesar da diversificação em fertilizantes e siderurgia, as operações de minério devem receber cerca de 40 bilhões de dólares.

"Precisamos investir em minério de forma rápida, porque as mineradoras da Austrália e da Índia estão se mexendo fortemente. Não queremos perder mercado para eles", disse o presidente da Vale, Roger Agnelli. O executivo não confirmou os números levantados pela reportagem. Maior do mundo no setor de minério de ferro, a empresa espera aumentar a produção de 300 milhões para 450 milhões de toneladas até 2014.

"Gostamos de grandes investimentos e da manutenção do expressivo crescimento, além disso, o mercado de minério de ferro está passando por um momento muito positivo, que deve perdurar por mais alguns anos, gerando um enorme caixa para a mineradora brasileira", mostra relatório publicado pela Link Investimentos, assinado pelo analista de mineração Leonardo Alves.

As ações da Vale ainda não decolaram este ano e ainda oscilam no campo negativo. Um outro ponto que pode acelerar a recuperação dos papéis em 2010 é o recente anúncio da flexibilização do iuane (moeda chinesa, em português) em relação ao dólar. "Este é um claro sinal positivo para as ações commodities e ações de mineração", disse a analista do UBS, Julien Garran, em relatório.

O banco cita a Vale entre as preferidas do setor, ao lado da Rio Tinto e da BHP.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Mercado intensifica aposta em alta de 50 pontos-base na próxima reunião do Copom

Ação da Agrogalaxy desaba 25% após pedido de RJ e vale menos de um real

Ibovespa opera perto da estabilidade, apesar de rali exterior pós-Fed; Nasdaq sobe 2,5%

Reação ao Fomc e Copom, decisão de juros na Inglaterra e arrecadação federal: o que move o mercado