Mercados

França ressalta que "continua sendo valor seguro"

A declaração aconteceu após a agência de qualificação de riscos Moody's ter rebaixado a nota da dívida do país de "Aaa" - o nível máximo - para "Aa1"

"A França continua sendo um valor seguro, na segunda posição, atrás apenas da Alemanha", declarou a porta-voz do Executivo francês, Najat Vallaud-Belkacem ( REUTERS/Philippe Wojazer)

"A França continua sendo um valor seguro, na segunda posição, atrás apenas da Alemanha", declarou a porta-voz do Executivo francês, Najat Vallaud-Belkacem ( REUTERS/Philippe Wojazer)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2012 às 06h04.

Paris - O Governo francês assegurou nesta terça-feira que a "França continua sendo um valor seguro", apesar de a agência de qualificação de riscos Moody's ter rebaixado a nota da dívida do país de "Aaa" - o nível máximo - para "Aa1", com perspectiva negativa.

"A França continua sendo um valor seguro, na segunda posição, atrás apenas da Alemanha", declarou à emissora "France Info" a porta-voz do Executivo francês, Najat Vallaud-Belkacem.

A porta-voz precisou que sua intenção não é "relativizar" a decisão da Moody"s, que se tornou ontem à noite a segunda grande agência a rebaixar a qualificação da França, depois de a Standard & Poor"s ter feito o mesmo em janeiro passado.

O ministro da Economia francês, Pierre Moscovici, assegurou em comunicado que a França continua sendo um dos países com mais liquidez e um dos mais seguros da zona do euro.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, Moscovici aproveitou para lembrar que o seu país está um nível atrás da Alemanha, mas "sete graus acima da Itália e oito acima da Espanha".

Segundo o ministro, o rebaixamento promovido pela Moody"s não afeta os fundamentos da economia francesa, que seguem sendo fortes. 

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingEuropaFrançaMercado financeiroMoody'sPaíses ricosRating

Mais de Mercados

Vibra lidera baixas do Ibovespa com rumores de retorno da Petrobras ao varejo

CEOs de Wall Street alertam para impacto das tarifas na inflação e na economia dos EUA

WEG e Usiminas divulgam balanços na próxima semana; confira o calendário completo do segundo tri

Para brigar com Musk, Uber anuncia parceria para criar robotáxis