Mercados

Após quedas na semana, Bovespa aponta dia de trégua

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta, na esteira da recuperação ensaiada pelas bolsas europeias pela manhã. Mas o feriado nos EUA tende a reduzir a liquidez dos negócios locais. Às 11h50, o Ibovespa operava perto da estabilidade, em leve queda de 0,05%, aos 54.942 pontos. "Hoje temos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 12h10.

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta, na esteira da recuperação ensaiada pelas bolsas europeias pela manhã. Mas o feriado nos EUA tende a reduzir a liquidez dos negócios locais. Às 11h50, o Ibovespa operava perto da estabilidade, em leve queda de 0,05%, aos 54.942 pontos.

"Hoje temos uma trégua", avalia o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, referindo-se aos últimos solavancos vividos nos mercados financeiros globais. "Mas a Bolsa não deve subir muito e deve ter pouco volume, pois a matriz está fechada", acrescenta, referindo-se ao feriado nos EUA pelo Dia de Ação de Graças, que deve deixar os negócios "meio parados".

Desse modo, a Bolsa pode apresentar dificuldades em atenuar a queda de 6,13% registradas entre a quinta-feira passada e ontem. Ao mesmo tempo, surgem boas oportunidades de compra, que podem ser alavancadas pela alta do dólar ante o real - que inibe movimentos mais pronunciados de queda na renda variável e tornam a Bolsa ainda mais barata em moeda estrangeira.

Além disso, mesmo com a melhora exibida pelos mercados acionárias europeus hoje, o noticiário por lá segue ruim. A Fitch rebaixou os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira de Portugal, de BBB- para BB+, abaixo do nível de grau de investimento. A perspectiva é negativa. O país da Península Ibérica vive hoje uma greve nacional, contra as medidas de austeridade fiscal impostas pelo governo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Impasse em venda de ativos da Lukoil pode gerar crise global de refino

Bolsas globais refletem otimismo com fim de shutdown nos Estados Unidos

Shutdown nos EUA, varejo no Brasil e indústria na Europa: o que move os mercados

BB (BBAS3) distribuirá R$ 410,6 milhões em JCP: veja quem recebe