Mercados

Após julgamento lento e bizarro, “Novo Madoff” é condenado a 110 anos

Allen Stanford lesou investidores após fraudar US$ 7 bilhões em investimentos

Ex-banqueiro teria enganado 30 mil investidores em 100 países durante vinte anos (Getty Images)

Ex-banqueiro teria enganado 30 mil investidores em 100 países durante vinte anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 22h14.

São Paulo – Allen Stanford, conhecido como o novo Mafdoff ou o pequeno Madoff , agora tem mais uma coisa em comum com o ex-financista preso por uma fraude bilionária. Também está condenado a passar o resto da vida atrás das grades. Ele era o presidente e fundador da Stanford International Bank, com sede na Antigua.

O ex-banqueiro teria enganado aproximadamente 30 mil investidores em mais de 100 países durante vinte anos. O estilo de vida luxuoso de Stanford era financiado por investidores que compravam certificados de depósitos do banco. O problema é que, ao contrário de aplicar os recursos dos clientes em outros ativos para remunerá-los, o destino era o próprio bolso.

Stanford foi sentenciado a uma pena de 110 anos de prisão após um julgamento que começou em janeiro, mas que chegou a ser interrompido porque o acusado estaria sofrendo delírios provocados por uma dependência química causada por ansiolíticos, um tipo de tranquilizantes. Além disso, ele feriu a cabeça após se envolver em uma briga na prisão após uma discussão acerca de uma ligação telefônica.

O executivo era famoso por gastar o seu dinheiro em festas e iates. Além disso, era também um entusiasta do críquete, esporte que patrocinava com milhões de dólares. Relatos indicam ainda que era muito próximo de políticos importantes, como a família dos ex-presidentes americanos Bush. O banco teria contribuído com um valor de 1,8 milhão de dólares para políticos em campanhas eleitorais. O crime rendeu a ele alguns anos de boa vida, mas agora terá mesmo que fazer companhia para Madoff, que recebeu uma pena ainda maior, de 150 anos.

Acompanhe tudo sobre:Fraudes

Mais de Mercados

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31

Antes de pane, ação da Cloudflare tinha caído 20%: premonição do mercado?