Invest

‘Apocalipse adiado’: as previsões duras do BofA para as ações americanas

Risco é que a inflação volte a subir e que a economia dos EUA enfrente uma recessão mais profunda no segundo semestre

Recomendação é que os investidores comecem a realizar lucro (Reprodução/Getty Images)

Recomendação é que os investidores comecem a realizar lucro (Reprodução/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 4 de fevereiro de 2023 às 08h30.

(Bloomberg) O rali das ações americanas já foi longe demais, e os investidores podem enfrentar quedas brutais se o crescimento econômico desabar no segundo semestre, segundo estrategistas do Bank of America (BofA).

“Apocalipse adiado”. Foi assim que se referiu a equipa liderada por Michael Hartnett à forte tendência de alta deste início de ano e os fluxos positivos para os fundos de renda variável.

O risco é que a inflação volte a subir nos próximos meses e que a economia dos Estados Unidos enfrente uma recessão mais profunda no segundo semestre de 2023, disseram.

Os fundos globais de renda variável tiveram US$ 44,7 bilhões em ingressos líquidos nas últimas quatro semanas, segundo o relatório do BofA, com base em dados da EPFR.

As ações vêm subindo desde o início do ano com sinais de arrefecimento da inflação, otimismo com a reabertura da China e esperanças de que a desaceleração econômica forçará os principais bancos centrais a interromperem o aperto monetário.

Hartnett recomenda que os investidores comecem a realizar lucro quando o S&P 500 ultrapassar 4.200 pontos — apenas 0,5% acima do fechamento mais recente. Ele espera que o índice de referência americano atinja seu pico do primeiro trimestre antes de 14 de fevereiro.

Vários estrategistas compartilham a visão de Hartnett.

Michael Wilson, do Morgan Stanley, disse que os investidores empolgados com o rali das ações americanas vão se decepcionar, porque estão desafiando o Federal Reserve diretamente.

Marko Kolanovic , do JPMorgan, disse que a economia caminha para uma desaceleração bem no momento em que as ações sobem, preparando o terreno para um “crash”.

-- Com a colaboração de Sagarika Jaisinghani e Michael Msika.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Açõesbank-of-america

Mais de Invest

Como a Exxon planeja recuperar US$ 4,6 bilhões em ativos 'confiscados' pela Rússia

Wall Street renova recordes pelo segundo dia seguido com expectativa de mais cortes de juros nos EUA

Receita Federal abre quinto lote de restituição do IR; veja quem recebe

Inter leva finanças para estádio de futebol: o 'gol' é aumentar sua base de investidores