Mercados

Após volatilidade por Fed, índice fecha em queda de 0,2%

Índice fechou o dia desvalorizado em 0,2%, a 50.405 pontos, com giro financeiro de R$ 8,03 bilhões


	Bovespa: índice caiu quase 0,9 por cento imediatamente após a divulgação da ata do Federal Reserve
 (BM&FBovespa/Divulgação)

Bovespa: índice caiu quase 0,9 por cento imediatamente após a divulgação da ata do Federal Reserve (BM&FBovespa/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 18h08.

São Paulo - O principal índice da Bovespa encerrou com leve queda nesta quarta-feira, após bastante volatilidade, em meio a interpretações divergentes sobre a ata da última reunião do banco central dos Estados Unidos.

O Ibovespa fechou o dia desvalorizado em 0,2 por cento, a 50.405 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 8,03 bilhões de reais.

O índice chegou a cair quase 0,9 por cento imediatamente após a divulgação da ata do Federal Reserve, em meio à queda mais acentuada das bolsas de Nova York. Pouco depois, subiu 1,3 por cento, em meio à avaliação de que o Fed será cauteloso na diminuição de estímulos monetários à economia. Sem predominância clara de nenhuma das tendências, a bolsa brasileira fechou o dia mais perto do zero.

"A ata não sinalizou nada de diferente do que esperávamos, mas inicialmente o mercado entrou em pânico porque está muito nervoso", afirmou o diretor de gestão da Vetorial Asset, Pedro Paulo da Silveira. A perspectiva de que o Fed reduza seu programa de compra de títulos, que tem dado fôlego aos fluxos de capital internacionais, tem deixado investidores da bolsa apreensivos e contribuído para a alta do dólar ante o real.

"O Fed foi insistente na tese de que não vai parar as compras de títulos (enquanto não houver dados mais consistentes de recuperação)", completou Silveira.

A ata da reunião de 30 e 31 de julho da instituição, divulgada nesta quarta-feira, mostrou que quase todos os 12 integrantes de seu comitê concordaram que uma mudança no estímulo ainda não é apropriada. Entre os destaques de alta desta sessão apareceram OGX e Petrobras. O papel da estatal teve leve recuperação após uma queda de 3,93 por cento na véspera.

Eletropaulo teve a maior alta percentual do índice. "A ação está bem próxima do limite de aluguel permitido pela bolsa, e podem estar ocorrendo algumas retomadas de doadores pedindo a reversão", afirmou o estrategista Luis Gustavo Pereira.

No outro sentido, as quedas de Vale e JBS pesaram sobre o Ibovespa.

"A Vale caiu porque por realização de lucro", afirmou o sócio da Principia Capital Management Marcello Paixão. Em agosto, a ação da mineradora tem valorização de 10,5 por cento, mesmo com a queda desta sessão.

Atualizado às 18h07min.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump