Mercados

Apesar de Grécia, Ibovespa diminui perdas no fim do dia

O Ibovespa fechou em queda de 0,21 por cento, a 62.770 pontos, após ter chegado a cair 1,45 por cento na mínima do dia

No Ibovespa, Itaú Unibanco acompanhou as perdas do setor bancário, caindo 1,69 por cento (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

No Ibovespa, Itaú Unibanco acompanhou as perdas do setor bancário, caindo 1,69 por cento (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 18h45.

O tão esperado acordo entre a Grécia e seus credores privados para a rolagem da dívida do país não saiu e decepcionou os investidores, que aproveitaram para realizar parte dos lucros dos últimos dias. Ainda assim, a Bovespa conseguiu se recuperar parcialmente no fim do dia.

O Ibovespa fechou em queda de 0,21 por cento, a 62.770 pontos, após ter chegado a cair 1,45 por cento na mínima do dia. O giro financeiro da sessão foi de 6,1 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones operava em baixa de 0,03 por cento às 18h31 (horário de Brasília), enquanto o S&P 500 recuava 0,23 por cento.

"Hoje o humor não está dos melhores lá fora, e o investidor aproveitou para realizar lucros", afirmou o economista-sênior do Espírito Santo Investment Bank, Flávio Serrano.

No Ibovespa, Itaú Unibanco acompanhou as perdas do setor bancário, caindo 1,69 por cento, a 35,50 reais. Bradesco perdeu 1,64 por cento, a 32,42 reais.

Nesta segunda-feira, o JPMorgan cortou as recomendações para os dois bancos, para "neutro" ante "overweight" (quando espera desempenho acima da média do mercado).

Ao mesmo tempo, a instituição colocou o Banco do Brasil como um de seus escolhidos para investir no setor de bancos no país. O papel registrou alta de 1,18 por cento, a 27,37 reais.

O setor de construção também foi destaque de queda, com MRV recuando 3,47 por cento, Rossi perdendo 2,02 por cento, PDG em queda de 1,37 por cento, e Cyrela em baixa de 0,71 por cento.

Também nesta segunda, o Citi reduziu os preços-alvos para as quatro ações, e cortou também a recomendação para Cyrela, para "neutra".

Entre as blue chips, a preferencial da Petrobras teve queda de 0,41 por cento, a 24,57 reais, enquanto a da Vale registrou alta de 0,75 por cento, a 41,63 reais.

A mineradora avisou à tarde que suspendeu por tempo indefinido das operações de mineração subterrânea em Sudbury, Ontário (Canadá), após a morte de um mineiro em um acidente.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA