Mercados

Ambev conclui reestruturação e troca ações de nova empresa

Hoje será o último dia de negociação das ações ON e PN e dos American Depositary Receipts da Companhia de Bebidas das Américas


	Ambev: operação visa simplificar a estrutura societária da empresa e melhorar sua governança corporativa, abrindo caminho para um aumento da liquidez das ações com um único tipo de papel
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Ambev: operação visa simplificar a estrutura societária da empresa e melhorar sua governança corporativa, abrindo caminho para um aumento da liquidez das ações com um único tipo de papel (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 13h53.

São Paulo - A Ambev está concluindo entre hoje e amanhã o processo de reestruturação que resultará na troca das ações em circulação da Companhia de Bebidas das Américas pelas da recém-criada Ambev S/A. Hoje será o último dia de negociação das ações ON e PN e dos American Depositary Receipts (ADRs, recibos de ações brasileiras negociados no mercado americano) da Companhia de Bebidas. Na segunda, serão negociados apenas os papéis ON da nova Ambev S/A.

A operação visa simplificar a estrutura societária da empresa e melhorar sua governança corporativa, abrindo caminho para um aumento da liquidez das ações com um único tipo de papel.

No passado, a empresa foi alvo de críticas ao provocar forte perda para os donos de ações sem direito a voto (PN) quando o controle da AmBev foi vendido para belga Interbrew. No caso, apenas os donos de ações com voto (ordinárias ou ON) receberam o prêmio pela venda, como manda a lei.

Além disso, segundo a corretora XP Investimentos, haverá um benefício fiscal, a possibilidade de amortização de um ágio de R$ 105 milhões pela nova empresa, o que reduzirá seu lucro e o imposto a pagar. Esse ágio está hoje contabilizado na Inbev Participações e será dividido com todos os acionistas da Ambev.

A troca de ações será feita na proporção de cinco ações da nova Ambev S/A para cada ação da Companhia de Bebidas, ordinária ou preferencial, ou ADR.

Segundo a XP, hoje a Ambev possui 3,132 bilhões de ações e passará, após a reestruturação, a ter 15.659.382.775 ações ordinárias. Com isso, o valor da ação terá uma “redução”, indo para casa de R$ 16,85 por papel ON.


A nova classe de ações terá direito a um diretor na participação no prêmio de controle em caso de venda (tag along) de 80%. Além disso, uma classe só de ações deve alinhar mais os interesses de minoritários e controladores. A liquidez das ações preferenciais migrará para os papéis ON, que hoje são pouco negociados.

A corretora observa, porém, que os papéis da Ambev são negociados por múltiplos bastante elevados, com um preço equivalente a 20 vezes o lucro projetado para a companhia em 2014.

Acompanhe tudo sobre:AmbevBebidasbebidas-alcoolicasEmpresasEmpresas abertasEmpresas belgasMercado financeiroOfertas de ações

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF