Mercados

Amazon perde US$53,6 bi em valor de mercado após ameaça de Trump

Trump falou sobre mudar o tratamento tributário da Amazon porque está preocupado com o fechamento de pequenos varejistas familiares

Amazon: ações da empresa chegaram a cair 7,4 por cento na quarta-feira (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Amazon: ações da empresa chegaram a cair 7,4 por cento na quarta-feira (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 28 de março de 2018 às 19h29.

Última atualização em 28 de março de 2018 às 21h27.

As ações da Amazon chegaram a cair 7,4 por cento na quarta-feira, perdendo cerca de 53,6 bilhões de dólares do valor de mercado, após o presidente dos EUA, Donald Trump, indicar que deseja controlar o grupo de varejo e tecnologia dos EUA.

Trump falou sobre mudar o tratamento tributário da Amazon porque está preocupado com o fechamento de pequenos varejistas familiares, informou o site Axios.

A queda das ações perdeu força após um funcionário da Casa Branca dizer que não sabia de nenhuma mudança de política específica relacionada à Amazon no momento, acrescentando que estava sempre olhando para diferentes opções em uma série de questões.

A Amazon não pode ser contatada imediatamente para comentários.

Trump atacou a empresa em relação a impostos e emprego, mas não ofereceu evidências. Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon, é dono do jornal Washington Post, que Trump critica com frequência.

"O Capitólio quer o sangue do Facebook, mas o presidente Trump não está interessado. Em vez disso, o gigante tecnológico que Trump quer ir atrás é a Amazon", relatou o Axios, citando cinco fontes que discutiram o assunto com ele.

As ações de tecnologia já estavam sob pressão depois que o Facebook reconheceu no começo do mês que os dados de usuários haviam sido indevidamente coletados por uma empresa de consultoria.

"Com o Facebook e as preocupações regulatórias, a última coisa que os nervosos investidores em tecnologia queriam ver era a notícia de que Trump está mirando Bezos e a Amazon nos próximos meses, enquanto continua pairando essa nuvem sobre asações e aumenta o perfil de risco aos olhos do mercado acionário", disse o analista da GBH Insights Daniel Ives.

Menos de duas horas no pregão, mvolume de negócios com as ações da Amazon já havia excedido a média diária móvel de 10 dias.

Por volta das 16h, as ações da varejista recuavam cerca de 4,5 por cento, a 1.429 dólares.

(Por Sonam Rai em Bengaluru, Jeff Mason em Washington e Sinead Carew em Nova York)

Acompanhe tudo sobre:Amazonempresas-de-tecnologiaVarejoEstados Unidos (EUA)AçõesDonald Trump

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro