Mercados

Altice quer negociação exclusiva com Oi diz fonte

A holding europeia apoiada pelo bilionário do setor a cabo Patrick Drahi quer comprar os ativos de telecomunicações portugueses da Oi


	Loja da Oi: a venda também marcaria o desenrolar efetivo da fusão da Oi com a Portugal Telecom
 (Divulgação)

Loja da Oi: a venda também marcaria o desenrolar efetivo da fusão da Oi com a Portugal Telecom (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 15h45.

Lisbioa e Paris - A Altice, holding europeia apoiada pelo bilionário do setor a cabo Patrick Drahi, quer entrar em negociações exclusivas com a brasileira Oi para comprar seus ativos de telecomunicações portugueses, afirmaram fontes familiarizadas com a situação nesta quinta-feira.

A Altice acredita que pode agir rapidamente em direção a um acordo, que deve avaliar o negócio português em 6 bilhões de euros (7,6 bilhões de dólares) a 6,5 bilhões de euros, de acordo com as fontes.

Um acordo iria engrossar a recente onda de aquisições da Altice, cuja unidade Numericable fechou em abril a multibilionária compra da SFR, segunda maior operadora de telefonia móvel da França, que pertencia à Vivendi.

A venda também marcaria o desenrolar efetivo da fusão da Oi com a Portugal Telecom, anunciada em dezembro de 2013 e que deveria criar uma empresa mais forte, com um balanço também fortalecido.

Em vez disso, a fusão foi abalada por um escândalo bancário em Portugal que enfraqueceu a Portugal Telecom, deixando a empresa combinada afundada em dívidas e lutando em um mercado brasileiro em consolidação.

O presidente-executivo da Oi, Zeinal Bava, renunciou na terça-feira, um dia depois de a empresa divulgar que estava estudando alienação de ativos, como sua participação na Africatel Holdings BV, para pagar a sua dívida. A Oi ainda não tomou uma decisão sobre a alienação de seus ativos portugueses e não recebeu qualquer proposta por eles, disse a empresa na segunda-feira.

Altice e Oi mantiveram conversas em "alto nível" nas últimas semanas e já discutiram questões como preço e estruturas de negócio propostas, também trocando informações sobre o negócio. Mas há complexidade na estrutura de governança da Oi e a Altice está falando, até agora, apenas com os acionistas brasileiros e portugueses do grupo, e não com o conselho de administração, disse uma das fontes.

A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do Brasil, mas fica atrás das concorrentes Vivo, da Telefónica, TIM Participações, da Telecom Italia, e Claro, da América Móvil

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas francesasBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasVivendi

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro