Invest

Alta do petróleo, BCE e Fed, planos do Carrefour e o que move o mercado

Barril de petróleo renova máxima desde 2018 em meio à queda de restrições em função da pandemia

Equipamentos de extração de petróleo em campos terrestres | Foto: Nick Oxford/File Photo/Reuters (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

Equipamentos de extração de petróleo em campos terrestres | Foto: Nick Oxford/File Photo/Reuters (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 27 de setembro de 2021 às 07h06.

Última atualização em 27 de setembro de 2021 às 07h48.

O mercado internacional inicia esta semana com as principais bolsas de valores em alta, refletindo algum alívio com as preocupações relacionadas à China. Na última semana, temores sobre a crise imobiliária do país derrubaram bolsas globais e levaram o Ibovespa ao pior patamar desde novembro

Nesta manhã de segunda-feira, 27, o índice Stoxx 600 avança 0,4%, na Europa. Por lá, a bolsa de Frankfurt se destaca com alta de quase 1%, após o resultado das apertadas eleições da Alemanha apontarem para uma difícil coalizão da esquerda

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Dow Jones sobem no mercado de futuros, enquanto o índice Nasdaq, mais dependente de políticas estimulativas, apresenta leve queda, com investidores à espera de declarações dos principais bancos centrais.

A primeira a falar nesta segunda será a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. Com discurso programado para antes dos mercados abrirem nas Américas, investidores buscarão sinais sobre os planos para o Programa de Compras de Emergência Pandémica do BCE. 

Ainda hoje, irão discursar os membros do Federal Reserve (Fed) John C. Williams e Charles Evans, presidente do Fed de Chicago, que podem dar pistas sobre o início do tapering, esperado para até o fim deste ano. Na terça-feira, 28, a palavra estará com o presidente do Fed, Jerome Powell. As declarações ocorrem em meio à alta da inflação nos Estados Unidos e no mundo, tendo entre os motivos a apreciação das commodities.

Petróleo nas alturas 

Nesta segunda, o petróleo brent, referência para a política de preços da Petrobras (PETR3/PETR4) voltou a subir, se aproximando da marca de 80 dólares o barril. Nesta madrugada, o preço bateu 78,64 dólares, o maior já registrado desde 2018. 

A valorização do petróleo tende a impulsionar as ações do setor na bolsa. Um dos papéis que tem mais se beneficiado desse movimento é o da PetroRio (PRIO3), que acumula alta de 13,35% em um mês. Nesse mesmo período, a Petrobras caiu 5,35% em meio a questionamentos sobre sua capacidade de repassar a alta de preços. 

Como pano de fundo da apreciação do petróleo está a expectativa de aumento da demanda, com as menores restrições de mobilidade em função de maiores índices de vacinação contra o coronavírus. Diante desse cenário, o Goldman Sachs alterou sua previsão para o preço do barril de 80 para 90 dólares até o fim do ano. 

A força do Atacadão

O Carrefour (CRFB3) anunciou que projeta atingir, em 2021, 60 bilhões de reais em vendas brutas em sua frente de atacarejo. As previsões para 2024 é de que as vendas subam para 100 bilhões de reais. Os números, segundo a empresa, são baseados na taxa de crescimento anual composta (CAGR) histórica do Atacadão, de 15% ao ano, verificada entre os anos de 2017 e 2020.

Grendene de fábrica nova

A Grendene (GRND3), das marcas Melissa, Rider e Cartago, irá construir uma nova fábrica no Ceará. Com implementação prevista para o ano que vem, a nova unidade terá como objetivo ampliar a capacidade de produção de calçados e componentes EVA em 500.000 pares mensais. O investimento para a construção será de 30 milhões de reais.

Aquisição da Infracommerce

Uma das principais empresas de suporte ao e-commerce do país, a Infracommerce (IFCM3) celebrou um contrato para a aquisição da Synapcom, especializada no desenvolvimento e operacionalização de projetos para e-commerce. Com receita anual recorrente líquida de 710 milhões de reais, a Synapcom tem entre seus clientes Samsung, Phillips e Hypera. O valor da aquisição foi acertado em 773 milhões de reais mais a emissão de 27 milhões de ações da Infracommerce. 

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesBCEbolsas-de-valoresCarrefourFed – Federal Reserve SystemIbovespaIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Invest

O dólar vem perdendo força frente ao real. A queda livre não foi só no Brasil

Varejistas caem em bloco na Bolsa após dados fracos do IBGE

Ibovespa opera em queda após disparar na véspera de olho em inflação mais baixa

PIS/Pasep: Caixa paga R$ 4,24 bi de abono salarial na sexta-feira; veja quem recebe