Mercados

Alívio na Itália impulsiona ações para perto de máximas

Investidores recebiam bem a perspectiva de maior estabilidade política na Itália

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 15h06.

Londres - As ações europeias fecharam em alta nesta sexta-feira, impulsionadas por ações italianas e de bancos, com os investidores recebendo bem a perspectiva de maior estabilidade política na Itália e apostando que o Banco Central Europeu continuará apoiando o setor financeiro da região.

O índice italiano FTSE MIB teve o melhor desempenho, ampliando os ganhos no final do pregão, a 1,6 por cento, depois que um comitê parlamentar recomendar que o líder de centro-direita, Silvio Berlusconi, fosse expulso do Senado após sua condenação por fraude fiscal em agosto.

Berlusconi ameaçou derrubar a frágil coalizão governamental da Itália mais cedo nesta semana, antes de rever sua posição no último minuto em um voto de confiança na quarta-feira.

As ações blue chips da zona do euro reunidas no índice Euro STOXX 50 subiram 0,9 por cento, para 2.928 pontos, enquanto o índice FTSEurofirst 300 subiu 0,1 por cento para 1.243 pontos.

As ações europeias estão tendo um desempenho muito melhor que as ações norte-americanas deste julho, ajudadas por uma melhora nos dados econômicos, avaliações de que estão mais baratas e, mais recentemente, por preocupações com o teto da dívida do governo dos Estados Unidos.

O FTSEurofirst 300 atingiu o nível mais alto em 5 anos, a 1.274 pontos, no final de setembro, enquanto o Euro STOXX 50 atingiu a máxima em dois anos, a 2.955 pontos.

Os índice setorial de ações dos bancos da zona do euro fechou em alta de 2,3 por cento nesta sexta-feira, a melhor performance, com os operadores apostando que o BCE poderá estar pronto para injetar liquidez no sistema bancário por meio de operações de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na silga em inglês) para evitar o risco de um novo aperto. à medida que os bancos enfrentam novos testes de capital.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioMoedasMercado financeiroEuroFTSE

Mais de Mercados

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento