Mercados

Alerta da S&P interrompe rali dos mercados europeus

Os bancos eram destaque negativo, por causa de sua exposição à dívida de países do euro

"A S&P só está lembrando a todos que os problemas ainda estão lá na zona do euro e terão forte impacto sobre os países", disse Joe Rundle, diretor da ETX Capital (AFP/Stan Honda)

"A S&P só está lembrando a todos que os problemas ainda estão lá na zona do euro e terão forte impacto sobre os países", disse Joe Rundle, diretor da ETX Capital (AFP/Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 07h13.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta terça-feira, depois que a Standard & Poor's alertou que pode rebaixar 15 dos 17 países da zona do euro, inclusive Alemanha e França, se os líderes da União Europeia não conseguirem apresentar uma solução para a crise de dívida durante a cúpula de sexta-feira.

Às 7h48 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,4 por cento, aos 989 pontos, após alta de 10,4 por cento na semana passada, meio a expectativas de que um plano esteja sendo montado para resolver a crise de dívida.

Os bancos eram destaque negativo, por causa de sua exposição à dívida de países do euro. O índice do setor na Europa caía 1,14 por cento.

"A S&P só está lembrando a todos que os problemas ainda estão lá na zona do euro e terão forte impacto sobre os países", disse Joe Rundle, diretor de operações da ETX Capital.

"É um choque de realidade, mas eu não acho que todos os ganhos da semana passada serão devolvidos, pois o mercado pode interpretar que isso (a ação da S&P) pode colocar a zona do euro em ação."

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgências de ratingbolsas-de-valoresCACDAXFTSEMercado financeiroRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

BTG rebaixa Petz (PETZ3) para neutro e reduz preço-alvo para R$5

Netflix fecha 2024 com recorde de assinantes e receita acima do esperado, puxada por 'Round 6'

'Agências' físicas no Oxxo e sem Pix: Nubank chega a 10 milhões de clientes no México

Nvidia desbanca Apple e se torna empresa com maior valor de mercado dos EUA