Mercados

Ágora reduz estimativa de ganhos com ações da Braskem

Alta nos preços das matérias-primas, cenário econômico desfavorável e incorporação de ativos da Petrobras reduzem a atratividade dos papéis

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 10h25.

Os investidores devem esperar ganhos menores com as ações da Braskem. A corretora Ágora revisou nesta quarta-feira (16/7) suas projeções para as ações preferenciais (BRKM5) da petroquímica. O potencial de valorização dos papéis, que era de 48,5% até o final do ano, caiu para 26,3%, com o preço-alvo de 16,50 reais em dezembro.

A corretora considerou em sua análise três variáveis: a alta nos preços das matérias-primas, o cenário econômico menos favorável e a incorporação de ativos petroquímicos da Petrobras. Juntos, esses fatores devem provocar uma queda de 25,5% nos ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2008. Já o lucro líquido, pelos cálculos da instituição, deve sofrer um impacto ainda maior: redução de 63%, passando de 567 milhões de reais em 2007 para 211 milhões de reais em 2008. "A redução esperada no lucro líquido é fruto da queda do resultado operacional e da piora do resultado financeiro", explica a Ágora.

Apesar dos resultados aquém dos previstos, a corretora recomenda a manutenção dos papéis, destacando que "a Braskem, desde a sua criação, vem implementando importantes movimentos societários, além de programas de redução de custos e aumento de confiabilidade operacional". A companhia é líder no segmento de resinas termoplásticas na América Latina e oferece aos minoritários o direto de receber, em caso de troca de controle acionário, o mesmo valor pago aos acionistas controladores (tag along de 100%).

Em 2008, os papéis preferenciais da Braskem acumulam queda de 5,22%, ante 4,49% do Ibovespa. Às 13h42, as ações eram negociadas em alta de 4,13% na Bovespa, cotadas a 13,60 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Mercado Livre deve avançar com IA após troca de comando, diz CEO

Ferrari amplia lucro no 2º trimestre apesar das tarifas, mas ações caem com reação do mercado

Vale vai distribuir US$ 1,45 bilhão em JCP no mês de setembro: quem terá direito?

Julho fecha com pior desempenho do Ibovespa em 2025 e queda histórica do dólar desde 2016