O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa do jantar dos dirigentes de bancos promovido pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban (Divulgação/Banco Central)
Da Redação
Publicado em 24 de novembro de 2011 às 06h03.
São Paulo - A taxa de desemprego do país provavelmente caiu de 6 por cento em setembro para 5,9 por cento em outubro, segundo a estimativa mediana apontada em pesquisa da Bloomberg com 38 economistas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga os dados de outubro às 9:00.
Para acompanhar
A OGX Petróleo e Gás Participações SA realiza encontro com investidores e analistas, no Rio de Janeiro, a partir das 8:30.
O presidente da Centrais Elétricas Brasileiras SA, Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, participam de seminário sobre concessões no setor elétrico, em Brasília, a partir das 9:00.
Governo
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de reunião do Conselho Monetário Nacional, às 15:00, em Brasília, e do jantar dos dirigentes de bancos promovido pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, às 19:30, em São Paulo.
Balanços
No calendário corporativo, não está prevista a divulgação de balanços no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos que possam ter impacto nos mercados.
Empresas
A Vale SA (VALE5 BS) teve sua nota de crédito elevada de “BBB+” para “A-” pela Standard & Poor’s Financial Services, disse ontem a agência de classificação de risco. A perspectiva é estável.
A Petróleo Brasileiro SA (PETR4 BS) disse ter descoberto petróleo de boa qualidade no poço 4-SPS-91, na área conhecida como Tiro e Sidon, na região sul da Bacia de Santos. O poço, conhecido como Patola, está a 200 quilômetros da costa do estado de São Paulo, segundo comunicado enviado pela Petrobras.
A Fibria Celulose SA (FIBR3 BS) teve a perspectiva para a sua classificação de risco de crédito cortada pela Standard & Poor’s Financial Services, de positiva para estável.
A Suzano Papel e Celulose SA (SUZB5 BS) teve a perspectiva para a sua nota de crédito cortada de estável para negativa pela S&P.
Mercados
O Ibovespa caiu 1,6 por cento, para 54.972,08 pontos.
O dólar subiu 2,6 por cento, para R$ 1,8662.