Mercados

Agenda tem reunião do Copom, dado de emprego na Europa e EUA

Na reunião de política monetária, o BC teve cortar 0,5% da taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária se encerra hoje no começo da noite (Divulgação/Banco Central)

O Comitê de Política Monetária se encerra hoje no começo da noite (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 13h54.

São Paulo - O Banco Central deve reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 11 por cento ao ano, segundo a mediana das expectativas de 60 economistas consultados pela Bloomberg, na reunião do Comitê de Política Monetária que se encerra hoje no começo da noite.

Para acompanhar

O Banco Panamericano SA tem encontro com analistas e investidores no Rio de Janeiro, a partir das 8:30.

Executivos de empresas como Embraer SA, Cia. de Tecidos do Norte de Minas SA e Odebrecth SA têm encontro em Brasília, do qual também participa o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, a partir das 9:00.

O economista-chefe do Banco Santander Brasil SA, Mauricio Molan, e o diretor executivo da Santander Asset Management, Aquiles Mosca, falam a jornalistas sobre perspectivas para a economia, a partir das 10:00, no Rio de Janeiro.

O BC informa o fluxo cambial da última semana, às 12:30. *O presidente mundial da Nokia OYJ, Stephen Elop, cede entrevista coletiva a partir das 14:00, em São Paulo.

A Archer Consulting dá entrevista coletiva sobre as projeções para o mercado de açúcar no ano que vem, a partir das 14:00.

Governo

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa da segunda parte da reunião do Comitê de Política Monetária, que decidirá sobre a taxa básica de juros, à tarde.

Balanços

Nos Estados Unidos, a Guess? Inc. divulga resultados. Na Itália, a Prada SpA informa seus números. No Brasil, não está prevista a veiculação de balanços com impacto nos mercados.

Empresas

A Vale SA (VALE5 BZ) deve começar a ser cobrada em até 30 dias pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional em R$ 25 bilhões em tributos sobre o lucro das coligadas e controladas da mineradora no exterior, disse o procurador regional da Fazenda, Agostinho do Nascimento Netto, em entrevista por telefone do Rio de Janeiro ontem.

A Petróleo Brasileiro SA (PETR4 BZ) disse que encontrou petróleo de “boa qualidade” no poço 4-BRSA-946C-SPS, na região do pré-sal da Bacia de Santos. O poço, no bloco BM-S-8 e apelidado de Biguá, fica a 270 quilômetros da costa de São Paulo e a 2.180 metros de profundidade, segundo comunicado enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários.

A Embraer SA disse que vai avaliar o impacto do pedido de concordata da AMR Corp., controladora da American Airlines, em seus negócios.

Mercados

O Ibovespa caiu 1,3 por cento, para 55.299,76 pontos.

O dólar caiu 0,5 por cento, para R$ 1,8454.

Acompanhe tudo sobre:Agenda do diaBanco CentralCopomEstatísticasIndicadores econômicosJurosMercado financeiroSelic

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF